Melo faz balanço positivo do Masters 1000 de Miami em parceria com Vasselin

Melo e Vasselin formaram parceria para o torneio (Foto Peter Staples @atptour)
Uma semana extremamente produtiva. Assim o mineiro Marcelo Melo definiu a sua participação no Masters 1000 de Miami, ao lado do francês Edouard Roger-Vasselin. A dupla parou nas quartas de final no Hard Rock Stadium, na Flórida (EUA), diante dos cabeças de chave 2, o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek. O jogo, nesta quarta-feira (27), teve quase duas horas, definido em dois tie-breaks: 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-1) e 7/6 (7-4), em 1h51min.

Melo e Vasselin, que formaram parceria para esse torneio, deixam Miami com duas vitórias e jogando em alto nível. O francês tem um parceiro fixo, seu compatriota Nicolas Mahut, que estava machucado.

“Foi extremamente produtiva em vários aspectos. Especialmente pela maneira como joguei com o Edouard. Acho que estivemos muito bem, desde o primeiro jogo até a derrota agora nas quartas”, afirmou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.

“Enfrentamos times duríssimos, de maneiras de jogo diferente. E consegui jogar praticamente no meu mais alto nível. O Edouard também falou que jogou praticamente no melhor nível. Então isso é muito bom para nós dois. Estamos confiantes e sabendo que ainda podemos jogar dessa forma”, completou.

No set inicial, Melo e Vasselin quebraram primeiro, no quinto game, 3/2. Mas, os adversários devolveram em seguida, deixando tudo igual. Sem novos breaks, a definição foi para o tie-break, com Dodig e Krajicek marcando 7/6 (7-1). No segundo set, nenhuma quebra e, mais uma vez, as duplas decidiram no tie-break. O croata e o norte-americano fizeram 7/6 (7-4) para seguir no Masters 1000.

Oito vitórias em 2024 – Melo Jogou pela 16ª vez o torneio na Flórida. Foi campeão em Miami na edição de 2017 com o polonês Lukasz Kubot. No primeiro Masters 1000 de 2024, em Indian Wells, na Califórnia (EUA), chegou até as oitavas de final, com o alemão Alexander Zverev. Na Austrália, na abertura da temporada, e na gira sul-americana no saibro, o mineiro esteve com o holandês Matwe Middelkoop.

É a 18ª temporada de Melo no circuito e soma 620 vitórias na carreira. Em 2024, são oito – uma no ATP 250 de Adelaide, na Austrália, duas no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, duas no ATP 250 de Santiago, no Chile, uma no Masters 1000 de Indian Wells e duas no Masters 1000 de Miami, ambos nos Estados Unidos.

No ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Melo aparece em 51º lugar, com 1.690 pontos. Vasselin é o número 12 do mundo, com 5.490 pontos.

Melo e Vasselin avançam para as quartas de final do Masters 1000 de Miami

Melo seguro na rede (Foto Peter Staples @atptour)
De virada, Marcelo Melo e Edouard Roger-Vasselin garantiram, na noite desta terça-feira (26), a vaga nas quartas de final do Masters 1000 de Miami, no Hard Rock Stadium, na Flórida (EUA). Em jogo muito equilibrado pelas oitavas de final, o mineiro e o francês derrotaram os norte-americanos Christopher Eubanks e Ben Shelton por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 7/5 e 10-8, em 1h52min.

Agora, em busca da vaga na semifinal, enfrentam os cabeças de chave 2, o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek, nesta quarta-feira (27), a partir das 16 horas (horário de Brasília).

“Muito feliz com a vitória. Conseguimos jogar muito bem novamente. Pegamos um time difícil. Dois jogadores que têm um saque muito forte. Sabíamos que as oportunidades de break seriam poucas. Acho que foi importante conseguir manter o nível alto durante o jogo todo. Muitos brasileiros assistindo e puderam curtir um jogo de duplas muito bacana, de alto nível. A gente ficou contente de ter mantido a calma. Tivemos 7-2 no match tie-break e eles acabaram virando 8-7. A dupla sendo muito dinâmica, um ponto aqui, outro lá, e conseguimos usar a nossa experiência para fechar no 10-8”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.

O primeiro set teve uma quebra para cada lado e foi decidido apenas no tie-break, com vitória dos adversários, 7/6 (7-5). No segundo set, as duplas mantiveram seus serviços até o final. A quebra veio apenas no 12º game, com Melo e Vasselin marcando 7/5 para levar o jogo para o match tie-break. O mineiro e o francês começaram com tudo o set decisivo, chegando a abrir 7-2. Mas, os norte-americanos reagiram e, com seis pontos seguidos, viraram para 8-7. Melo e Vasselin empataram 8-8, voltaram a ficar à frente do placar, 9-8, e fecharam em 10-8.

Oito vitórias em 2024 – É a 18ª temporada de Melo no circuito e o mineiro soma 620 vitórias na carreira. Em 2024, são oito – uma no ATP 250 de Adelaide, na Austrália, duas no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, duas no ATP 250 de Santiago, no Chile, uma no Masters 1000 de Indian Wells e duas agora no Masters 1000 de Miami, ambos nos Estados Unidos.

Melo foi campeão em Miami na edição de 2017 com o polonês Lukasz Kubot. É a 16ª vez que joga o torneio na Flórida, desta vez ao lado de Vasselin. No primeiro Masters 1000 de 2024, na semana passada, em Indian Wells, na Califórnia (EUA), Melo chegou até as oitavas de final, com o alemão Alexander Zverev. Na Austrália, na abertura da temporada, e na gira sul-americana no saibro, o mineiro esteve com o holandês Matwe Middelkoop.

No ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Melo aparece em 51º lugar, com 1.690 pontos. Vasselin é o número 12 do mundo, com 5.490 pontos.