Capa

Brasileiros chegam em terceiro no encerramento da etapa-maratona do Dakar

11.01.2021  |    707 visualizações

Reinaldo Varela e Maykel Justo repetem bom desempenho na Arábia Saudita

A dupla brasileira Reinaldo Varela/Maykel Justo terminou no terceiro lugar a oitava etapa do Rally Dakar, que segue em disputa no território da Arábia Saudita até a próxima sexta-feira, dia 15 de janeiro. Novamente, a dupla chegou a liderar a prova – entre os km 122 e 307 da especial de 375km de hoje –, repetindo os bons desempenhos anteriores nesta edição do Dakar. “Nas etapas-maratona, que geralmente são compostas de dois dias, as duplas não podem contar com a assistência das equipes. Elas são o maior teste para o equipamento e, se o carro quebra, você tem que se virar sozinho”, detalha Reinaldo Varela.
“Ontem, a primeira parte da maratona foi de Há’il a Sakaka, somando 737km no total. E hoje terminamos a maratona indo de Sakaka a Neon, com mais 709km de percurso nos dois casos incluindo as especiais e os deslocamentos. Foram mais de 1.400km sem apoio das equipes. Nosso UTV se saiu muito bem, por que foi muito exigido e aguentou firme”, opina o piloto da equipe Monster Energy Can-Am.

Largada e chegada em Neon – Nesta terça-feira, o Dakar realiza o seu segundo e último “laço”, percurso no qual os competidores largam e terminam no mesmo local. “Largaremos de Neon, onde chegamos nesta segunda-feira, para percorrer 574km de distância, retornando a Neon no final do dia”, detalha Maykel Justo.
“Desta quilometragem, 465km comporão a especial. O trajeto segue para o interior, em direção à zona desértica de Al Hishma, e depois faz uma curva em direção ao Mar Vermelho, para a seguir costear a praia em direção a Neon novamente. Dizem que esta será uma das especiais mais difíceis do Dakar. É o que vamos descobrir amanhã”, conclui o navegador da equipe Monster Energy Can-Am.
A vitória na etapa desta segunda-feira na categoria UTV foi da dupla chilena Francisco Contardo/Juan Pablo Vinagre. Os russos Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk chegaram no segundo lugar. A liderança na classificação geral passou pela primeira vez para as mãos da dupla formada pelo norte-americano Austin Jones e o navegador brasileiro Gustavo Gugelmin. Varela e Maykel seguem no sexto posto da classificação geral.

Dakar em resumo – Disputada inteiramente na Arábia Saudita, a 43ª edição do Dakar terá em seus 7.646km um total de 4.767km de especiais – trechos cronometrados em alta velocidade. Os restantes 2.879km são correspondentes aos deslocamentos entre os pontos de largada e chegada em cada um dos doze dias. O roteiro da prova começa e termina Jedá. Reinaldo Varela e Maykel Justo também contam com apoio de Norton, Divino Fogão e Motul.

Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163

 

Leia também...
15.05.2024

Após prólogo, integrantes mais novos da família Varela lideram categoria UTV, enquanto Reinaldo conquista melhor tempo da classe Over Pro

11.05.2024

Brasileiro fez terceira prova com o McLaren da United Autosports e comemora boa corrida no Mundial de Endurance

10.05.2024

Brasileiro garantiu terceiro melhor tempo com moto da LCR E-Team e vai largar na frente nas duas provas francesas

10.05.2024

Carro da McLaren United se manteve entre os mais rápidos da sexta-feira e atingiu meta da equipe