Capa

Brasileiros fazem conserto relâmpago no meio do Dakar

05.01.2021  |    611 visualizações

Com agilidade eles trocaram em menos de 15 minutos a junta homocinética e eixo da roda. E continuam brigando pela ponta

Treinamento, preparo e equipamento fizeram a diferença nesta terça-feira (5) para a dupla brasileira Reinaldo Varela e Maykel Justo, que disputam na categoria UTV a vitória na 43ª edição do Rally Dakar, nas regiões desérticas da Arábia Saudita. No meio das dunas e após centenas de saltos, a quebra de uma junta homocinética forçou o duo da equipe Monster Energy Can-Am a realizar um conserto relâmpago para substituir o kit formado pela peça e o eixo traseiro direito. Com agilidade, Varela e Justo conseguiram trocar o conjunto em menos de 15 minutos, em uma operação que demoraria cerca de 1h30 se fosse realizada em um carro normal e em uma oficina comum.  
“A homocinética é onde vai conectado o eixo da roda que transfere a força do motor – ela recebe toda a força do motor e também sofre com as batidas do carro contra o solo. Com a velocidade constante, subidas íngremes e os saltos intermináveis que fizemos hoje nas dunas durante mais de 400km da especial, ela acabou quebrando”, explica Reinaldo Varela. “Essa é a hora que o treinamento, a experiência e a qualidade do equipamento que usamos aparecem. No Dakar, nós carregamos um kit de reparos de emergência. Felizmente fizemos a lição de casa e isso nos permitiu continuar na corrida ainda sonhando em brigar pela ponta”, resume o piloto da equipe Monster Energy Can-Am.
Campeão do Dakar em 2018, Varela e o navegador Maykel Justo ainda tiveram um pneu furado, que foi trocado em pleno deserto em cerca de seis minutos – o que rendeu à dupla um atraso de aproximadamente 22 minutos em seu tempo normal, terminando o dia no 16º lugar. No acumulado da prova, a dupla está na nona colocação.

O mais difícil do mundo – “Essas coisas são o que mais acontece no Dakar. Não é à toa que essa é a prova mais difícil do mundo”, pondera Maykel Justo. “Felizmente, estávamos preparados. Agora é manter o foco e continuar a andar forte como temos feito”, continua o navegador da equipe Monster Energy Can-Am. A vitória no terceiro dia do Dakar na categoria UTV ficou com a dupla chilena Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Vinagre, que também ocupam a liderança do Dakar.
Nesta quarta-feira, quarto dia de competição do Dakar 2021, a caravana do rally sairá de Wadi Ad-Dawasir para chegar à capital saudita, Riad. “Se incluirmos o deslocamento, este é o dia mais longo de todo o rally. Serão ao todo 813km – uma distância realmente respeitável! – com 337km de especiais em alta velocidade”, observa Maykel Justo.
Dakar em resumo – Disputada inteiramente na Arábia Saudita, a 43ª edição do Dakar terá em seus 7.646km um total de 4.767km de especiais – trechos cronometrados em alta velocidade. Os restantes 2.879km são correspondentes aos deslocamentos entre os pontos de largada e chegada em cada um dos doze dias. O roteiro da prova começa e termina Jedá. Reinaldo Varela e Maykel Justo também contam com apoio de Norton, Divino Fogão e Motul.


Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163

 

Leia também...
15.05.2024

Após prólogo, integrantes mais novos da família Varela lideram categoria UTV, enquanto Reinaldo conquista melhor tempo da classe Over Pro

11.05.2024

Brasileiro fez terceira prova com o McLaren da United Autosports e comemora boa corrida no Mundial de Endurance

10.05.2024

Brasileiro garantiu terceiro melhor tempo com moto da LCR E-Team e vai largar na frente nas duas provas francesas

10.05.2024

Carro da McLaren United se manteve entre os mais rápidos da sexta-feira e atingiu meta da equipe