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PAROQUIAL
Igreja de São Pelegrino

As Pinturas

Em 1951, Aldo Locatelli inicia as pinturas da Igreja com o mural da Santa Ceia, de 90 metros quadrados de área, ladeada pela Aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alecoque, à esquerda, e a Aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à vidente Joaneta, à direita. Os murais também cobrem todo o teto da igreja, ilustrando a Criação do Cosmo, a Criação da Mulher, a Expulsão do Paraíso e o Juízo Final, rodeados de uma série de caixotões com imagens inspiradas no hino Dies Irae

 


“Deus é amor!” E, por isso, Ele criou todas as coisas. No Seu plano de amor está absolutamente incluída a criação do ser humano. A Bíblia ensina que cada ser humano é criado por amor, construído à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,31). “Como é maravilhosa a certeza de que a vida de cada pessoa não se perde num caos desesperador, num mundo regido pelo puro acaso ou por ciclos que se repetem sem sentido! O Criador pode dizer de cada um de nós: ‘Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia’ (Jr 1,5). Fomos concebidos no coração de Deus e, por isso, ‘cada um de nós é fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário.’”
(Papa Francisco, Laudato Si, nº 65).


 

1) A criação do cosmos (cf. Gn 1) - Situada ao pé da cruz, antropomorficamente representada, de acentuado vigor e inspiração rafaelescos. 2) A criação da mulher (cf Gn 2,21-22) - Arrancada do costado do homem na sonolência, pelo gesto imperativo do Criador. Também antropomorficamente representada pelo "Mago das Cores", é de inspiração colhida nos afrescos da Capela Sistina, e se situa em segundo lugar, na haste vertical do cruzeiro. 3) A expulsão de Adão e Eva do Éden (cf Gn 3,23-24) - Após a desobediência fatal. É o terceiro quadro na haste da Cruz.

 


“A existência humana baseia-se sobre três relações fundamentais: com Deus, com o próximo e com o planeta. Essas relações de harmonia foram rompidas quando o ser humano recusou reconhecer-se criatura limitada e quando pretendeu ocupar o lugar de Deus. O pecado é o rompimento com o Amor.” (Papa Francisco, Laudato Si, nº 66


 

CAPELA MOR E NAVE PRINCIPAL

Com murais de Aldo Locatelli e decorações de Emilio Sessa, podem os dividir em 7 grandes obras primas a capela:

1 - Sagrado Coração de Jesus (1950) - O Mago das Cores retratou uma devoção bastante difundida em nossa comunidade: o amor ao Coração de Jesus. Segundo a tradição, o próprio Jesus apareceu a Santa Margarida Alacoque em 1675, pedindo-lhe a divulgação dessa devoção a toda a igreja.


2 - São José, tendo o Menino Jesus ao colo, para a feitura do qual serviu de modelo o próprio filho do artista. Observa-se a mão do anjo, sobre a cabeça do São José que foi apanhada, numa finura de arte e de imaginação, pela "LUZ" quente que se situa o Pai Legal de Jesus, enquanto o restante do grupo, a que pertence o mesmo Anjo se situa num plano posterior.


3 - A Música e a Poesia, são representadas como ornamento, no plano interior e superior, por dois grupos de Anjos.


4 - A Ceia do Senhor, como ideia central, domina o ambiente (Mt.26, 26-29; Mc 14, 22-25;Lc 22, 15-23; I Cor 11, 23-25). O artista pintou a mesa em forma de "U"; no fundo abriu uma grande janela, em sintonia com arco arquitetônico anterior, que emoldura o conjunto e dando a entender, com a riqueza de cores que caracteriza o estilo do privilegiado artista, O Cair da Tarde, a hora da ceia, o momento da Instituição da Ceia do Senhor. Sobre a mesa colocou duas lâmpadas a óleo, próprias da época, o brilho das chamas ilumina ricamente as vestes dos Apóstolos e todo o ambiente.


5 - Os Quatros Evangelistas

- Mateus: é representado pela face “semelhante a de um Homem”, porque sua Boa Notícia está anunciando que o Filho de Deus, o Verbo Encarnado é verdadeiro homem. Portanto, Jesus, o Nazareno é o Cristo, ou seja, o Messias anunciado pelos profetas. O Evangelho é dirigido aos judeus convertidos e quer mostrar que Jesus de Nazaré é o herdeiro das promessas feitas por Deus a Davi com uma com ascendência bem clara e perfeita, tanto que o Evangelho inicia dando a genealogia de Jesus. Tanto é verdade que está escrito em hebraico este quadro (sefer toledot ieshuah messiah = Livro das origens de Jesus Messias).

- Marcos: é representado pela figura de um Leão, porque começou a narração de seu Evangelho no deserto, onde mora a fera. Segundo a tradição, Marcos redigiu o Evangelho a partir das pregações de Pedro. Põe em evidência as ações e os milagres de Jesus, pois pretende mostrar a bondade do Senhor. Neste evangelho Jesus faz muito e fala pouco. Seu Evangelho se dirige aos cristãos vindos do paganismo (gregos e romanos). O quadro tem os seguintes dizeres em grego phoné bountós en te eremós = “voz que grita no deserto”.

Homenagem a Maria: ao centro encontramos um buquê de rosas para homenagear Nossa Senhora. Está escrito em latim Ecce tua mater = “Eis aí, tua mãe”.

- Lucas: é representado pelo Touro, porque começa o Evangelho falando do templo, onde eram imolados os bois. Lucas nasceu em Antioquia da Síria, de família pagã. Converteu-se por volta do ano 40. Não foi discípulo de Jesus, mas de Paulo. Lucas escreveu o Evangelho como historiador. Talvez pelo ano 67 d.C. Dirige seu Evangelho aos cristãos de origem pagã (gregos e romanos). O objetivo de seus escritos é o fortalecimento na fé. É o evangelista que mais fala do nascimento e da infância de Jesus. Dá destaque especial a misericórdia de Deus. O quadro contém estes dizeres: En tais emerais iereus Zakarian = “Nos dias do sacerdote Zacarias”

João: é representado pela Águia, por causa do elevado estilo de seu Evangelho, que fala da Divindade e do Mistério Altíssimo do Filho de Deus. Segundo a tradição João é filho de Zebedeu e Salomé. Era pescador do Mar da Galiléia, por onde Jesus passou e o chamou para ser Apóstolo, juntamente com Tiago, seu irmão. João era chamado o “discípulo amado”. Começou a seguir Jesus quando ainda jovem e foi testemunha de toda a missão do Senhor. Fala da “vida eterna” como realidade já presente na terra, na Pessoa de Jesus. João escreve aos cristãos. O quadro contém os seguintes dizeres: En archen en ho logos en theos en ho logos = “No princípio era a Palavra e a Palavra era Deus”.


6 - São Pelegrino, cuja devoção acompanhou os primeiros imigrantes que aqui aportaram a poucos metros do atual templo.


7 - Nossa Senhora de Caravaggio, representação da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio (Minúscula Cidade do Norte da Itália) à vidente Joanete. Tal devoção foi trazida pelos primeiros imigrantes. Hoje é a Padroeira da Diocese de Caxias do Sul.