O “Projeto Rota Romântica” teve seu início no final do ano de 1994 e início de 1995, quando houve os primeiros encontros entre representantes de alguns municípios que futuramente seriam integrantes do projeto. Inspirado e concebido a partir de um roteiro homônimo localizado na Alemanha, a Rota Romântica no Rio Grande do Sul, Brasil, teve como ideia inicial na versão gaúcha, a formação de uma rota turística com cidades de colonização predominantemente alemã. As cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula foram às escolhidas para integrarem o projeto. As primeiras por terem sua população fortemente ligada à imigração alemã e as últimas por serem cidades de tradição turística.
Durante o primeiro semestre do ano de 1995 diversos encontros entre representantes dos municípios, órgãos de turismo e entidades públicas e privadas foram promovidos para consolidar e aprimorar a ideia do projeto.
Em 26 de junho de 1995 deu-se o lançamento do projeto do roteiro turístico junto aos órgãos de turismo, comunidades em geral e entidades públicas e privadas, quando foi assinado um protocolo de intenções com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Câmara de Turismo do RS e EMBRATUR, entre onze municípios e a Pontifícia Universidade Católica do RS, através da FAMECOS – Curso Superior de Turismo que foi a responsável pelo mapeamento e diagnóstico turístico dos municípios.
No início de 1996, de 16 a 29 de março foi promovida uma viagem de estudo e observação à Rota Romântica ou “Romantische Strasse” da Alemanha e uma delegação partiu com o objetivo de conhecer os meios, fatores, setores e agentes produtores do turismo daquela região e colher subsídios para a implantação da rota gaúcha.
Em 22 de abril de 1996, foi fundada oficialmente a Associação dos Municípios da Rota Romântica – AMRR, com a realização da primeira Assembleia Geral dos municípios integrantes do então “Projeto Rota Romântica e posteriormente foi obtido em cartório o registro do primeiro estatuto e a inscrição como pessoa jurídica da Associação nos órgãos competentes”. A partir de então passou a existir de fato e de direito a Associação dos Municípios da Rota Romântica.
O ano de 2008 também foi marcante, sendo que na Assembleia Geral Extraordinária que ocorreu em 30 de outubro daquele ano, foi aprovada a nova redação do estatuto, alteração necessária e elaborada especificamente para a adaptação às disposições da Lei 9.790, de 23 de março de 1999, que institui e disciplina as organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP). A partir dessa aprovação começou-se a usar a denominação “Associação Rota Romântica – ARR”.
Em maio de 2012, ocorreu a integração oficial de mais um município, Linha Nova somando 14 cidades; São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são os municípios que atualmente compõem a Rota Romântica.
Trabalhamos institucionalmente as 14 cidades, com o objetivo de promover e desenvolver o turismo regional de forma coletiva.
Um caminho emocionante, com fortes valores culturais e diversos atrativos a oferecer. Identificada ao longo do roteiro, a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes é percebida nas festas tradicionais, jardins esplendorosos, feiras coloniais, bandinhas típicas, grupos folclóricos... Além da viagem cultural, a região propicia o contato com a natureza exuberante. A Rota Romântica, através da diversidade ofertada pelos 14 municípios integrantes, oferece estrutura para receber visitantes exigentes, que procuram desde a culinária mais refinada a hotéis requintados, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias familiares e a saborosa comida colonial. As opções são tantas que, com certeza, seu passeio será inesquecível.
Atualmente, a Sede da Rota Romântica está instalada na Torre Medieval - junto a Central de Informações Turísticas, situada na Avenida 15 de Novembro, 100, Centro da cidade de Nova Petrópolis / Rio Grande do Sul – Brasil.