#JOGAJUNTO

LDB

Os detalhesda classificação

27-09-2019 | 07:03
Por Liga Nacional de Basquete

Jogo coletiva, força mental e Mãozinha inspirado: os caminhos da classificação do Pinheiros para a decisão da LDB 2019

O Pinheiros é o primeiro finalista do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019. A equipe do Jardim Europa bateu o Flamengo, por 75 a 73, e conseguiu, pelo segundo ano seguido, uma vaga na finalíssima da competição.

O resultado positivo e a vaga na final, explicita o bom trabalho do time treinado por David Pelosini, que chega à final de maneira invicta.

Mas o caminho até a vitória que concedeu a vaga na final foi duro. Contra o Flamengo, a equipe teve que suar a camisa e lutar ponto por ponto pela tão sonhada vaga. Para o treinador David Pelosini, do Pinheiros, algumas palavras definem o triunfo pinheirense na tarde desta sexta-feira (27/09).

“Versatilidade, um jogo muito coletivo e um espírito de luta que nos sustenta. Isso foi essencial para conseguirmos essa vitória”, afirmou o comandante.

Numa partida em que o Pinheiros sofreu mais pontos do que usualmente (média de 57,0 pontos sofridos por jogo), a equipe teve que se superar para conseguir o triunfo. Neste momento valeu a velha máxima de que se não for na técnica tem que ser com o coração.

Com vitória dramática, Pinheiros avança à final da LDB pelo segundo ano seguido (João Pires/LNB)

Segundo David Pelosini, a equipe precisa melhorar para a final, mas o sentimento e a entrega visto dentro de quadra deve ser mantido.

“Espero que consigamos jogar melhor que hoje, em vários aspectos. Quando se chega na hora do vamos ver não é só no tático e no físico que se resolve, mas também no coração. Hoje tivemos muito isso e no domingo também não pode faltar”, completou o treinador do Pinheiros.

Coletivo forte e Mãozinha “quente”

A principal característica desse time do Pinheiros é, sem dúvidas, o forte jogo coletivo. Com isso, os bons desempenhos individuais acontecem de forma natural.

Na vitória sobre o Flamengo, três jogadores da equipe atingiram dígitos duplos de pontuação: o ala/pivô Mãozinha, cestinha do time com 21 pontos, além de nove rebotes e 27 de eficiência; o ala/armador Buffat, com 18 pontos, cinco assistências e quatro rebotes; e o ala Danilo Sena, que anotou 17 pontos.

Para Mãozinha, a coletividade e a força mental foram determinantes na vitória que garantiu a classificação do Pinheiros para a grande final da competição.

“Com certeza nosso coletiva fez a diferença. Principalmente nesta última etapa, estamos nos fechando durante o ano todo, pra gente jogar coletivo. Nossa cabeça fez a diferença, estávamos sempre pensando no próximo, era sempre a confiança de que o próximo iria matar uma bola, ia pegar o rebote, fazer uma bola decisiva. Estamos confiando muito na gente e, principalmente, no David. Ele tem nos passado muita confiança, a gente confia muito neles e ele na gente”, disse Mãozinha.

Jogador mais eficiente da última LDB, Mãozinha disputará a final da competição pela 1ª vez (João Pires/LNB)

Contratado pelo Pinheiros no último ano, Mãozinha disputou a última LDB pelo Maringá. Se o resultado da equipe não foi muito positivo, o individual foi totalmente ao contrário: foi eleito o MVP da competição, com médias de 17,7 pontos, 11,2 rebotes e 24,3 de eficiência.

Segundo ele, essa nova experiência com o time pinheirense tem sido maravilhosa e a sensação de estar em uma final de LDB é indescritível.

“Está sendo uma experiência incrível. No ano passado não cheguei a jogar a etapa final, então é a primeira vez que estou tendo contato com tudo isso, com a pressão, estresse. Ainda bem que estou conseguindo fazer meu jogo, graças ao nosso coletivo. Não procuro fazer nada pro meu individual, e sim pro time. Isso está sendo maravilhoso, estar na final, é um sentimento muito bom, uma alegria e felicidade incomparável. Ano passado ganhei alguns títulos, mas estar na final da LDB é imensurável”, afirmou o camisa 11.

Um dos pontos fortes do jogo do Mãozinha são as enterradas. Só na semifinal desta sexta-feira (27/09) foram três, uma delas com direito a pose especial na hora de levantar voo. Saca só que cravada linda!

“Foi uma gracinha pra torcida, pra dar uma animada e levar a gente pra esse clima positivo, todo mundo inspirado e animado. De vez em quando tem umas dessas (risos)”, brincou o jogador.

A grande decisão da LDB 2019 acontecerá no domingo (29/09), às 17h15, no Ginásio Antonio Prado Jr, com transmissão ao vivo no Facebook oficial do NBB.

Para Mãozinha, sua equipe terá que entrar em quadra da mesma forma, com a mesma vontade e empenho durante os 40 minutos do jogo.

“O David sempre passa pra gente o jogo como o próximo jogo. Não importa se enfrentaremos o Los Angeles Lakers ou um time do interior, a gente tem que entrar forte e fazer nosso jogo. Se for pra perder de 30, tem que ser entregando o máximo, e se for pra ganhar de 50, tem que ser sem amolecer em momento nenhum”, finalizou.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).