#JOGAJUNTO

LDB

Missão Desenvolvimento

15-06-2018 | 09:58
Por Liga Nacional de Basquete

Intercâmbio e amadurecimento a nível internacional: Taça Interligas cria novo cenário para jovens atletas ganharem rodagem

Duelo entre Quimsa e Paulistano marcou a primeira edição da Taça Interligas de Desenvolvimento (Luiz Pires/LNB)

A ideia é clara. Mais do que “valer um troféu”, a Taça Interligas de Desenvolvimento tem como objetivo dar experiência aos jovens jogadores de Brasil e Argentina. Nesta sexta-feira, na primeira edição do desafio entre os campeões da Liga de Desenvolvimento de cada país, foram os atletas de Paulistano/Corpore e Quimsa que tiveram essa chance. A vitória ficou com os brasileiros, por 74 a 65, mas os dois lados saíram “vitoriosos”.

Criada neste ano, em mais um ato do bom relacionamento entre a LNB (Liga Nacional de Basquete) e Asociación de Clubes (AdC) – entidade que administra a Liga Argentina –, a Taça Interligas seguirá nos próximos anos, sempre em sede alternadas e com limite de idade Sub-23. Em 2019, o duelo entre os campeões da LDB de cada país acontecerá em solo argentino.

+Estatísticas, fotos, lances e a matéria completa de Paulistano x Quimsa (ARG)

“As duas ligas estão trabalhando juntas em alguns projetos e essa competição foi fruto dessa parceria. Os dois lados se preocupam muito com o desenvolvimento dos atletas e jogos internacionais como esse são fundamentais nesse processo. Até para arbitragem, que foi composta por três árbitros que estão se desenvolvendo, foi uma experiência muito valiosa”, disse Paulo Bassul, diretor técnico da LNB.

Na sua edição inaugural, a Taça Interligas serviu como primeira experiência internacional para quase todo o time do Paulistano. Dos 12 jogadores listados pelo técnico Beto Jayme, apenas os “consagrados” Georginho, Yago e Victão já tinha jogos contra equipes de outro país no currículo.

+A alegria voltou: Yago e Georginho comandam vitória do Paulistano

“Muito legal esse desafio e as duas ligas estão de parabéns por essa decisão de fazer esse jogo entre os dois campeões. Falta esse intercâmbio para os nossos garotos, até para eles saberem como os países vizinhos jogam. Vou fazer de tudo para ganhar a próxima LDB que agora quero ganhar esse desafio lá na Argentina (risos)”, disse o técnico Beto Jayme, do Paulistano.

Campeão invicto da última LDB, o Paulistano usou na partida desta sexta praticamente o mesmo elenco que ganhou o campeonato nacional de base de maneira invicta, com 14 vitórias em 14 jogos. Com isso, a experiência internacional trará ganhos para os jovens atletas, que tiveram mais oportunidade de se desenvolverem e mostrarem que estão prontos para jogar no time adulto.

“Poder jogar contra o campeão da Argentina da nossa categoria é muito legal. Tomara que esse desafio ganhe ainda mais relevância e continue firme nos próximos anos. Já digo que quero participar e estar em todas que puder (risos). Uma oportunidade dessas é perfeita para jovens que querem se firmar no adulto, pois é mais uma chance de mostrar nosso trabalho”, disse Victão, um dos destaques da vitória do Paulistano.

Do outro lado, o Quimsa também teve uma importante oportunidade para dar rodagem ao seu elenco. Recentemente campeão da LDD (Liga de Desarrollo), o time de Santiago del Estero pode finalizar sua temporada com uma partida internacional, algo raro para a grande maioria do elenco.

“Estamos focados em desenvolver jogadores e dar opções ao time adulto do Quimsa. Foi uma experiência excelente para esses garotos essa partida. Não há nenhum time nosso país que seja tão bom como esse Paulistano, então foi ótimo para os garotos jogarem contra outro estilo de jogo, mais físico do que estão acostumados. Obviamente todos querem competir e os garotos estão doídos nesse momento pela derrota”, afirmo Jorge Caballero, treinador do Quimsa.