#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Disputa braba

31-05-2017 | 03:26
Por

Único vencedor da história, Alex Garcia está novamente entre os três finalistas ao prêmio de Melhor Defensor e terá Bennett e Jimmy como concorrentes

Longa coleção: Alex ficou com troféu de Melhor Defensor em todas as temporadas do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Alex Garcia (Gocil/Bauru/Basket), Bennett (EC Pinheiros) e Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor). Esses são os três indicados ao prêmio de Melhor Defensor do NBB CAIXA 2016/2017. O vencedor será conhecido na Festa dos Melhores do Ano, que será realizada em São Paulo (SP) após o término das Finais.

Único vencedor desse prêmio na história, Alex, de 37 anos, luta por seu nono troféu de Melhor Defensor do maior campeonato de basquete do país. Um dos grandes destaques do finalista Gocil/Bauru Basket, o “Brabo” é o único atleta a manter hegemonia em uma das categorias da premiação do NBB CAIXA desde a primeira edição da competição.

Na luta para desbancar a dinastia de Alex Garcia, Jimmy aparece pelo terceiro ano consecutivo entre os três finalistas do prêmio de Melhor Defensor. Na edição 2014/2015, o ala do Mogi, de 27 anos, ficou na terceira colocação – atrás também de Marcus Toledo -, enquanto que na temporada passada ficou com o segundo lugar.

+ Veja os três concorrentes ao Prêmio de Melhor Sexto Homem

Como trunfo a favor de Alex e Jimmy suas equipes fecharam a fase de classificação como as melhores defesas do NBB CAIXA 2016/2017. Bauru foi o time que menos vazado, com 2086 pontos sofridos (média de 74,50 por jogo), seguido de perto por Mogi, que sofreu 2088 pontos (média de 74,57 por jogo).

Jimmy e Bennett tentarão desbancar a dinastia de Alex no prêmio de Melhor Defensor (Robson Regato/Divulgação)

Outro finalista desta categoria, Bennett, de 29 anos, concorrerá pela primeira vez em sua carreira a este prêmio NBB CAIXA – no ano passado, o jogador figurou entre os três indicados a Melhor Estrangeiro. Em sua segunda temporada no maior campeonato de basquete do país, o armador norte-americano foi um dos grandes destaques da campanha que levou o Pinheiros até as semifinais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Assim como nas edições anteriores, a LNB realizou uma votação para a nomeação dos vencedores dos troféus de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

Também foram votados para o prêmio de Melhor Defensor do NBB CAIXA 2016/2017:

Gemerson (Pinheiros), Gui Deodato (Bauru), Jhonatan (Paulistano), Keyron (Vitória), Olivinha (Flamengo), Pilar (Brasília) e Shilton (Bauru)

Confira os vencedores do prêmio de Melhor Defensor na história do NBB CAIXA:

2015/2016 – Alex Garcia (Bauru)
2014/2015 – Alex Garcia (Bauru)
2013/2014 – Alex Garcia (Brasília)
2012/2013 – Alex Garcia (Brasília)
2011/2012 – Alex Garcia (Brasília)
2010/2011 – Alex Garcia (Brasília)
2009/2010 – Alex Garcia (Brasília)
2008/2009 – Alex Garcia (Brasília)