#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fogo contra fogo

08-11-2016 | 03:41
Por Liga Nacional de Basquete

Dois dos ataques mais promissores do NBB CAIXA 2016/2017, Pinheiros e Basquete Cearense se enfrentam nesta quarta, com transmissão ao vivo via Facebook

Davi Rossetto, do Basquete Cearense, e Bennett, do Pinheiros

Dois dos melhores ataques do NBB CAIXA, Pinheiros e Basquete Cearense ficarão frente a frente nesta quarta (Ricardo Bufolin/ECP)

O NBB CAIXA 2016/2017 já começou e as transmissões não param para o fã da bola laranja. Nesta quarta-feira (09/11), às 20 horas (de Brasília), EC Pinheiros e Solar Cearense se enfrentam, no Ginásio Centro Cívico Yitzhak Rabin, no clube Hebraica, localizado bem próximo ao clube Pinheiros, com transmissão ao vivo pelo Facebook oficial da competição.

“Eu só quero vencer. Nós temos que atuar bem na defesa pelos quatro quartos, como o César Guidetti (técnico do Pinheiros) diz. Acho que o sistema defensivo é a chave para vitória”, disse Holloway, ala/armador do Pinheiros.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Duda Machado é um dos atletas que mais acerta bola de 3 no NBB (LC Moreira/Divulgação)

Com Duda e um vasto grupo de arremessadores, o Basquete Cearense foi o segundo time que mais converteu bolas de 3 pontos no NBB CAIXA 2015/2016 (LC Moreira/Divulgação)

O confronto entre paulistas e cearenses tem tudo para ser marcado pelos ataques. O Pinheiros tem em seu elenco nada mais nada menos que o cestinha da última temporada, o ala/armador Neto, que teve média de 19,11 pontos por partida na edição passada, quando atuava pela Liga Sorocabana de Basquete, e o também ala/armador Holloway, terceiro maior pontuador do NBB CAIXA 2015/2016, com média de 17,03 pontos por jogo.

Já o Basquete Cearense tem como uma de suas principais características a bola de 3 pontos. Com arremessadores como Davi Rossetto, Rashaun, Audrei, Marcus Toledo e o atual campeão do Torneio de 3 pontos no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, Duda Machado, a equipe nordestina foi a segunda que mais acertou arremessos de fora do perímetro na última temporada, com média de 9,66 conversões por partida. Para somar ainda mais potência ao grupo de atiradores do time, o ala Gruber foi contratado para esta edição da competição, outro exímio arremessador.

Não será o primeiro o jogo da equipe paulista neste NBB CAIXA. Na segunda-feira (07/11), dentro de casa, o Pinheiros foi derrotado pelo Universo/Vitória, por 79 a 75, em partida bem equilibrada. O principal destaque do elenco comandado por César Guidetti foi Holloway, cestinha e reboteiro do time na partida, com 23 pontos anotados e 12 rebotes obtidos, além de mais quatro assistências.

“Nós começamos o jogo com uma boa defesa e depois do final do primeiro quarto nossa defesa simplesmente não foi boa. No terceiro e quarto período voltamos a defender bem, mas no geral o que importa é a defesa. Se você não marca não será o suficiente. Foi só o primeiro jogo, eu penso que nós podemos jogar melhor ofensivamente e em conjunto”, completou o camisa 1 da equipe paulista.

Por sua vez, o Basquete Cearense fará sua estreia na edição 2016/2017 da competição. Quarto melhor time da fase de classificação da temporada passada, os comandados de Alberto Bial entram neste ano para brigar no topo novamente. Durante a preparação para o NBB CAIXA, a equipe nordestina disputou alguns quadrangulares no Brasil, como o Super Four Rio-Nordeste, e outros dois na China, país onde o Solar passou parte de sua pré-temporada.

“Eu, como técnico, tenho o sentimento de uma estreia em uma Copa do Mundo. O NBB CAIXA vem crescendo a cada ano, com as equipes mais bem preparadas e jogando um melhor basquete. A gente enfrenta esse fortíssimo time do Pinheiros, com dois americanos de excelente qualidade, talvez dois dos melhores do Brasil no momento (Holloway e Bennett). Uma equipe muito bem estruturada pelo seu técnico, César Guidetti. A gente começa um jogo de Copa do Mundo”, comentou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

Na passagem da temporada passada para a atual, o Basquete Cearense acrescentou peças ao seu elenco. Após renovar contrato com praticamente todo o time que disputou o NBB CAIXA 2015/2016, a equipe se reforçou com as contratações do armador Gustavinho, ex-Banrisul/Caxias do Sul, e do ala Gruber, ex-Paulistano/Corpore.

“Foram quatro meses de preparação para este momento. O Solar Cearense foi o time que mais treinou na pré-temporada. A viagem para a China foi bacana para unir o grupo. Nossa equipe está bem coesa. Estudamos o Pinheiros e vamos entrar com tudo no campeonato. Procurar fazer uma boa estreia”, comentou o armador Gustavinho, que fará a sua primeira partida oficial com a camisa do Solar Cearense.

Holloway, do Pinheiros

Mesmo com grande atuação de Holloway, o Pinheiros foi derrotado em sua estreia no NBB CAIXA 2016/2017, pelo Vitória (Bruno Ulivieri/JGCOM)