#JOGAJUNTO

Emoção, emoção e emoção!

11-05-2016 | 04:56
Por Liga Nacional de Basquete

Equilíbrio sempre e diferenças apertadas: história recente do confronto entre Mogi e Flamengo no NBB CAIXA apresenta jogos emblemáticos e decididos no fim

Muita disputa: Mogi e Flamengo fizeram partidas para lá de equilibradas em seus últimos encontros (João Pires/LNB)

Muita disputa: Mogi e Flamengo fizeram partidas para lá de equilibradas em seus últimos encontros (João Pires/LNB)

Rivais em uma das semifinais do NBB CAIXA 2015/2016, Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo possuem um histórico bastante de confrontos bastante equilibrado e emblemático ao longo dos últimos anos no maior campeonato de basquete do país.

Passados três jogos da série que vale um lugar na grande decisão da competição, o time paulista lidera por 2 a 1 e agora terá a chance de fechar o confronto em casa, no próximo sábado (14/05), às 14h10 (de Brasília), no Ginásio Hugo Ramos, em partida que contará com transmissões ao vivo simultâneas de RedeTV! e SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Nos três primeiros jogos do confronto semifinal, a maior diferença foi na vitória carioca no Jogo 2 por dez pontos (81 a 71). Já nas duas vezes em que os mogianos venceram, as equipes ficaram separadas por apenas cinco pontos no Jogo 1 (86 a 81) e seis no Jogo 3 (83 a 77).

Como prova do equilíbrio apresentado na série, as equipes trocaram 12 vezes liderança de lado e o placar esteve empatado em dez oportunidades no Jogo 3. O expressivo triunfo do Mogi como visitante só veio nos segundos finais, muito por conta da atuação decisiva do ala/pivô Lucas Mariano.

Mogi, de Shamell, e Flamengo, de Marquinhos, farão duelo decisivo neste sábado (Bruno Lorenzo/LNB)

Mogi, de Shamell, e Flamengo, de Marquinhos, farão duelo decisivo neste sábado no “Hugão” (Bruno Lorenzo/LNB)

Durante a fase de classificação, o equilíbrio também marcou os encontros entre as equipes. No primeiro turno, o Flamengo levou a melhor por somente dois pontos (79 a 77) jogando em casa, sendo que Shamell teve o arremesso para mudar o desfecho do jogo. Na segunda metade da competição, em Mogi das Cruzes, nova vitória apertada dos rubro-negros, por 88 a 85, com direito a arremesso da vitória de Jason Robinson com 20 segundos para o fim.

Na temporada anterior (2014/2015), os duelos entre os times também foram de arrepiar. O time carioca venceu as duas, mas os placares apertados mostram que não foi uma tarefa fácil. Nos dois jogos a diferença final no placar foi quatro pontos (98 a 94 e 87 a 83), sendo que em ambas as oportunidades o Mogi teve chance de ficar com a vitória nos segundos finais.

Voltando ainda mais no tempo, no primeiro encontro entre as equipes nas semifinais do NBB CAIXA, na temporada 2013/2014, o equilíbrio também imperou. O Flamengo venceu o Jogo 1 por 88 a 82 e o Mogi deu o troco na partida seguinte, por 69 a 65. Nos dois duelos seguintes, os rubro-negros levaram a melhor, primeiro por 80 a 78, em jogo que foi decidido por arremesso de Cristiano Felício nos segundos finais, e depois por 79 a 71.

Apesar de todo o equilíbrio apresentado nas partidas recentes, o Flamengo lidera o histórico de confronto entre as equipes no NBB CAIXA por 11 a 4. Na fase de classificação das duas primeiras temporada do Mogi na elite do basquete nacional, os cariocas conquistaram quatro vitórias, sendo uma delas por 18 pontos (86 a 64) – maior diferença nos jogos entre os times.

Confira o histórico jogo a jogo dos confrontos entre Mogi e Flamengo no NBB CAIXA:

Capturar