#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Precisam vencer

27-01-2016 | 09:39
Por Liga Nacional de Basquete

Ainda sem vencer em 2016, Vitória recebe Paulistano, que vem de 3 derrotas seguidas e luta para se manter no G-4; duelo será nesta quinta-feira, em Salvador (BA)

Será uma partida de suma importância para Universo/Vitória e Paulistano/Corpore. Ambos carregando sequências negativas no NBB, os dois times estarão frente a frente nesta quinta-feira (28/01), no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), às 21 horas (de Brasília), em duelo crucial para as respectivas objeções das equipes no campeonato.

Um dos únicos clubes que ainda não ganhou em 2016 – a outra é o Banrisul/Caxias do Sul Basquete –, o Vitória precisa do triunfo para seguir na zona de classificação dos playoffs. No exato momento, o esquadrão baiano está no limite na zona, na 12ª colocação, com campanha de cinco êxitos em 16 partidas (31,3% de aproveitamento).

Os comandados do técnico Régis Marrelli acumulam quatro derrotas consecutivas no NBB, sendo três delas no ano de 2016, a última contra seu rival direto na parte de baixo da tabela de classificação, a Liga Sorocabana. Na última rodada, os sorocabanos, que agora estão em 13º, foram a Salvador e levaram a melhor sobre os baianos, por 74 a 73.

Mesmo com objeções distintas, Vitória e Basquete Cearense precisam vencer de qualquer maneira (Ale da Costa/Portrait)

Mesmo com objeções distintas, Vitória e Basquete Cearense precisam vencer de qualquer maneira (Ale da Costa/Portrait)

Enquanto o Vitória busca se firmar na zona de acesso aos playoffs, o Paulistano está na luta pelo G-4. Líder isolado durante as dez primeiras rodadas, o clube da capital paulista vem de uma sequência ruim no NBB e sofreu três derrotas nas últimas três rodadas, para o Rio Claro, e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Solar Cearense, adversários diretos na briga pelo G-4. Com isso, caiu para a quarta posição.

Os cearenses, por suas vezes, são a principal ameaça do time do técnico Gustavo De Conti no exato momento. Na última rodada, a equipe de Fortaleza bateu os alvirrubros, no Ceará, por 72 a 69. Com isso, a equipe nordestina colou de vez no G-4 e está a uma vitória no Paulistano, que tem campanha de 11 triunfos em 16 jogos (68,8% de aproveitamento), enquanto o time de Alberto Bial tem dez, no mesmo número de partidas (62,5% de aproveitamento).

Quando se enfrentaram no primeiro turno, em São Paulo (SP), o Paulistano levou a melhor sobre o Vitória, no Ginásio Antonio Prado Jr, pelo placar de 77 a 63. O destaque ficou por conta do ala Gemerson, da equipe paulista, cestinha do duelo, com 16 pontos. O atleta, de 22 anos, é natural de Lençois (BA) e nesta quinta-feira atuará em seu Estado natal pela primeira vez no NBB.