#JOGAJUNTO

LDB

A consolidaçãodo Paulistano

29-09-2019 | 06:21
Por Liga Nacional de Basquete

Time da capital paulista leva melhor na disputa pelo 3º lugar e fica no pódio da competição pelo terceiro ano consecutivo

O Paulistano/Corpore encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 com o terceiro lugar. Neste domingo (29/09), o time da capital paulista derrotou o Flamengo, por 87 a 61, e conquistou a medalha de bronze da maior competição de base do basquete brasileiro.

Depois da derrota para o Sesi Franca Basquete, na última sexta-feira (27/09), pela semifinal, o CAP se recuperou bem. Para o treinador Beto Jayme, sua equipe pôde  aprender com o resultado negativo e finalizou a LDB de uma ótima maneira.

“A gente ainda sente em ficar fora da final, mas tem hora na vida que o querer não é poder. Fizemos um jogo muito abaixo do que podemos fazer contra o Franca, um jogo estranho, sem vida, meu time não joga assim. Não tem espaço para vacilar na fase final, por ser um jogo só. Mas estou muito feliz com a conquista do terceiro lugar, a molecada aprende muito mais com a derrota. Eu mesmo aprendi muito, fiquei pensando nos erros e no que poderia ter feito melhor”, afirmou o treinador.

Esse resultado mostra a consolidação do trabalho de base do Paulistano. Para se ter uma ideia, nas últimas três edições da LDB, a equipe comandada por Beto Jayme terminou entre os três primeiros colocados – campeão em 2017, vice em 2018 e terceiro lugar em 2019.

“Tenho que agradecer muito ao Paulistano, eles que me proporcionam esse momento de trabalhar com essa molecada e toda estrutura. Em pouco tempo e com muito trabalho, o Paulistano virou um time muito forte, muito firme. Já estamos pensando no próximo ano e o que fazer para voltar lá pra cima. Nosso foco é sempre buscar o título. Tenho que agradecer a LNB pelo excelente campeonato que foi, cada ano melhorando um pouco mais. Esse é o caminho: a molecada. Temos que pensar na base para fazer o Brasil voltar a ser a potência que já foi”, completou o comandante.

Um dos grandes nomes dessa consolidação alvirrubra no basquete de base é o pivô Dikembe. No duelo contra o Flamengo, o jogador mostrou porque é tido como grande promessa da base do CAP e saiu de quadra com 24 pontos, sete rebotes  e 24 de eficiência, com direito a um show de enterradas na partida. Dá uma olhada!

“Aprendemos com a derrota. Não podemos perder e nos afundar, mas sim nos superar nesses momentos. Nossa postura não mudou muito, mas hoje fizemos nosso papel, o que foi programado, frente ao Flamengo. Infelizmente isso não aconteceu contra o Franca. O basquete é assim, um dia você ganha no outro você pode perder”, avaliou o jogador.

Experiente em LDB’s, o jogador de 20 anos finalizou a competição com ótimas médias: 17,8 pontos, 8,8 rebotes e 20,9 de eficiência. Para ele, o trabalho do Paulistano na base tende a continuar muito forte, principalmente pela nova geração que está chegando e alguns nomes que já fazem parte do elenco, como o armador Matheus “Buiu”.

“A geração que está vindo é bem alta. Desde os 97, até os 2004. Os meninos já são muito grandes, e o basquete brasileiro só tem a ganhar com isso. O Buiuzinho está em um momento muito bom. É um matador de bola e ajudou a impormos o nosso ritmo, que foi essencial para a gente”, finalizou o capitão do time paulista.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).