#JOGAJUNTO

LDB

Campanhapositiva

29-09-2019 | 11:15
Por Liga Nacional de Basquete

Fora do octogonal final no último ano, Franca consegue se reerguer e conquista o vice-campeonato da LDB 2019

O Sesi Franca Basquete lutou bastante, mas não conseguiu vencer o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019. Na grande decisão deste domingo (29/09), o time francano foi superado pelo Pinheiros, por 71 a 65, e ficou com o vice-campeonato da competição.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Sesi Franca Basquete vice-campeão da LDB 2019! 🥈 Parabéns, equipe! 🏀👊🏽#BaseForte #GoSesi

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

 Mesmo sem sair com o título, o time do interior paulista conseguiu uma grande campanha na LDB 2019. Antes de chegar à grande final, a equipe terminou a primeira fase da LDB 2019 na quarta colocação, com campanha de nove vitórias e três derrotas (75% de aproveitamento).

No Grupo C do octogonal final, o clube da Capital do Basquete avançou para as semifinais na segunda colocação, com vitórias sobre o Corinthians e Coritiba Monsters, e derrota para o Pinheiros.

O grande desafio do Franca foi na semifinal, contra o Paulistano/Corpore, dono da casa, que contou com o reforço pontual de Yago Mateus (armador da Seleção Brasileira e da equipe profissional do CAP) para o confronto. O resultado foi o melhor possível: vitória maiúscula sobre o time da capital paulista, no melhor estilo francano.

O treinador Jhonatan Santos se mostrou bem orgulhoso com o resultado de sua equipe. Para ele, o principal objetivo foi alcançado, que era o de aproveitar bem a competição para o desenvolvimento dos atletas em quadra.

“A gente cumpriu nosso objetivo, que era usar o campeonato para desenvolver os meninos. Chegamos aqui em um patamar e estamos saindo em outro, aumentamos o nível de jogo, nível coletivo, de inteligência. Lógico que não é o resultado que a gente queria, mas o Pinheiros também fez por merecer. Aqui no Brasil as pessoas às vezes acham que o segundo lugar é ruim, mas estou muito orgulhoso da minha equipe. Não tenho palavras para descrever o tamanho do orgulho que estou sentindo deles”, avaliou o treinador.

(João Pires/LNB)

Na última edição da LDB, o Franca terminou a primeira fase na nona colocação, posição que o deixou de fora da fase final. Um ano depois, a equipe do interior paulista conquistou o vice-campeonato, com direito a grandes partidas e desempenhos apresentados dentro das quatro linhas.

Para Jhonatan, isso tudo é fruto de um novo trabalho na base francana, que se iniciou há uns três anos e começou a render bons resultados nos campeonatos, com boas expectativas para os próximos passos.

“Sempre falo que trabalhamos em um processo desde a base. O Daniel (Watfy) saiu e eu assumi a equipe, mas isso é resultado de um trabalho de três, quatro anos. Não fui eu que fiz mágica e o time classificou. O trabalho está sendo construído aos poucos, ano a ano, e os resultados já começaram a aparecer. A gente tem muito mais pra dar com esse time, temos muitas outras LDB’s pela frente”, completou o comandante francano.

(João Pires/LNB)

Para fechar, o treinador elogiou bastante a nona edição da LDB. Segundo ele, a competição é uma referência nas categorias de base do basquete brasileiro e tem tudo para crescer ainda mais.

“Foi uma LDB muito boa, está cada vez crescendo mais. Acho que é um dos principais campeonatos do país, é onde os meninos precisam de um tempo a mais para se desenvolverem, principalmente os grandes, e os brasileiros precisam entender isso. Pra mim é um dos principais campeonatos e vai continuar melhorando”, finalizou Jhonatan.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).