#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Senhoresdo destino

28-03-2018 | 04:39
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo entre Pinheiros e Mogi definirá futuro de 4 equipes do NBB CAIXA; veja as possibilidades

Vitória, Minas, Basquete Cearense e o próprio Pinheiros só terão seus futuros definidos após o duelo desta quinta-feira (Ricardo Bufolin/ECP)

Uma partida, quatro definições. Mogi das Cruzes/Helbor e EC Pinheiros entrarão em quadra nesta quinta-feira (29/03), no Ginásio Hugo Ramos, às 19 horas, e decidirão o futuro de quatro times para os playoffs do NBB CAIXA 2017/2018: o próprio time pinheirense (7º), Universo/Vitória (8º), Minas (9º) e Solar Cearense (10º).

Apesar de já terem suas posições definidas, Vitória e Solar Cearense ainda não sabem quem serão seus adversários nas oitavas de final. Tudo isso dependerá das posições finais de Pinheiros (7º) e Minas (9º), que serão decididas após o duelo desta quinta-feira.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

Lembrando que qualquer resultado diante do Pinheiros não alterará a posição do Mogi, que já está garantido na quarta colocação e tem sua vaga nas quartas de final confirmada. Os mogianos ainda enfrentarão a já rebaixada LSB/Uniso na sexta-feira (30/03), apenas para cumprir tabela.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Confira as possibilidades com o resultado de Pinheiros x Mogi:

Se o Pinheiros vencer o Mogi:

O Pinheiros ficará em 7º e será o adversário do Solar Cearense (10º) nas oitavas de final. Enquanto isso, o Minas permanecerá em 9º e medirá forças com o Vitória (8º) na primeira fase dos playoffs.

Se o Pinheiros perder para o Mogi:

Neste caso, as posições serão invertidas: o Pinheiros será o 9º colocado e encarará o Vitória (8º) nas oitavas de final, enquanto que o Minas subirá para o 7º lugar e reencontrará o Solar Cearense (10º), seu adversário na última rodada da fase classificatória.

Panorama atual

Pinheiros (7º), Vitória (8º) e Minas (9º) possuem com 14 vitórias na conta, mas os pinheirenses têm a vantagem sobre os outros dois por ter um jogo a menos, o que deixa seu aproveitamento maior: 51,9% contra 50% dos dois adversários.

No desempate entre Vitória e Minas, o rubro-negro baiano leva a melhor por ter um saldo maior nos confrontos diretos entre eles na fase de classificação – venceu o duelo do primeiro turno por 25 pontos de diferença (82 a 57) e perdeu por apenas dois (80 a 78) no returno.

Tríplice empate?

Se o Pinheiros perder para Mogi, os três times (Pinheiros, Vitória e Minas) terminarão com campanhas idênticas e gerarão um tríplice empate. Neste caso, o desempate será feito através de uma reclassificação levando em conta somente os resultados entre os times empatados na fase de classificação.

Desta forma, o Minas, que venceu três dos quatro jogos que fez contra Pinheiros e Minas, subiria para 7º. Já o Vitória, com duas vitórias e duas derrotas, seria o 8º. Enquanto isso, o Pinheiros, com somente um triunfo e três resultados negativos, cairia para 9º.

Posições definidas

No momento, 13 das 15 equipes do NBB CAIXA já têm suas posições definidas. O G-4 é formado por Flamengo (1º), Paulistano (2º), Sesi Franca (3º) e Mogi das Cruzes/Helbor (4º), todos garantidos nas quartas de final.

Em seguida estão Banrisul/Caxias Basquete (5º) e o atual campeão Sendi/Bauru (6º), o Vitória (8º) e o Solar Cearense (10º). Completam a lista dos times que vão aos playoffs os cariocas Vasco da Gama (11º) e Botafogo (12º).

Fora da zona dos playoffs estão o Joinville/AABJ (13º) e os rebaixados Campo Mourão Basquete (14º) e Liga Sorocabana/Uniso (15º).

Já é playoff

Dois confrontos de playoffs já estão definidos. O quinto colocado Caxias do Sul medirá forças com o 12º colocado Botafogo. O Jogo 1 da série melhor de cinco será neste sábado (31/03), no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

+Playoffs do NBB CAIXA começam sábado: veja as datas dos confrontos

Outro confronto confirmado é entre o sexto colocado Bauru e o 11º Vasco da Gama, que se enfrentaram na última rodada da fase de classificação. O primeiro jogo da série entre eles será na segunda-feira (02/04), às 20 horas, na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.