#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 15/11

14-11-2017 | 06:04
Por Liga Nacional de Basquete

Estreias, reencontros e recorde de Marcão: confira os 10 fatos mais importantes da rodada dupla de jogos no Sul nesta quarta-feira, ao vivo no SporTV

O feriado desta quarta-feira (15/11) será de muito basquete na tela do SporTV. Na Região Sul, Joinville/AABJ e Banrisul/Caxias Basquete farão suas estreias no NBB CAIXA 2017/2018 diante dos gigantes do interior paulista Sesi Franca Basquete e Sendi Bauru Basket, respectivamente, às 13 e 15 horas (de Brasília), ambos ao vivo no Canal Campeão.

Além de marcarem as estreias das duas equipes sulistas, as partidas ainda terão diversos reencontros e uma marca especial que o pivô Marcão, do Caxias, pode atingir nas enterradas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da rodada dupla desta quarta-feira (15/11):

Do outro lado

Dois atletas do Joinville já vestiram a camisa do Franca no NBB CAIXA: o ala/armador Jefferson Socas e o pivô Jerônimo, ambos na temporada 2012/2013. Os dois, inclusive, ainda foram vice-campeões da edição 2012 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato nacional Sub-22, em decisão contra o Bauru.

Lá também

A equipe do Franca também tem em seu plantel um atleta com passagem por Joinville: o ala/pivô Luis Gruber. Em 2010/2011, o jogador disputou seu primeiro NBB CAIXA na carreira e obteve médias de 11,9 pontos e 5,3 rebotes. Depois da passagem pela equipe catarinense, Gruber defendeu o Uberlândia por quatro temporadas, além de Paulistano e Basquete Cearense.

+Saiba mais: Gruber é um dos integrantes da Seleção da Semana do NBB CAIXA 

Gruber, do Joinville, e Amiel, do Vitória

Um dos destaques do Franca, Gruber disputou seu primeiro NBB CAIXA na carreira em Joinville, ao lado de Tiagão, hoje seu adversário (Divulgação/LNB)

Tiagão é Joinville

Depois de cinco temporadas longe, o pivô Tiagão voltará a jogar um NBB CAIXA em Joinville, onde atuou nas quatro primeiras edições da competição. Ao todo, o experiente jogador somou 1033 pontos (8,2 de média) e 650 rebotes (5,2 de média) em 125 partidas pela equipe. Além disso, chegou a duas semifinais.

Estreia

O Joinville fará sua estreia no NBB CAIXA vindo de dois vice-campeonatos estaduais. A equipe disputou os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e o Campeonato Catarinense e ficou em segundo lugar em ambas as competições. A cidade catarinense voltará a ser representada na elite do basquete brasileiro depois de cinco temporadas – a última foi em 2012/2013.

Reabilitado

Depois de estrear no NBB CAIXA perdendo em casa para o Campo Mourão, o Franca Basquete se reabilitou na competição em grande estilo. Na reedição da final do Campeonato Paulista contra o Paulistano/Corpore, a equipe do técnico Helinho Garcia foi dominante e levou a melhor por expressivos 97 a 73. Agora, o time francano jogará sua primeira partida fora de casa no campeonato.

Alex Oliveira defendeu o Bauru nas 3 primeiras edições do NBB CAIXA (Sergio Domingues/Divulgação)

Conhece bem

O elenco do Caxias conta com dois “velhos conhecidos” do Bauru: o ala Alex Oliveira, que defendeu a equipe nas três primeiras edições do NBB CAIXA, e o pivô Nandão, que jogou no Dragão na temporada 2012/2013 e inclusive foi campeão da LDB 2012.

Só pedreira

Desde que o Caxias entrou no NBB CAIXA o Bauru nunca teve vida fácil quando foi ao Ginásio Vasco da Gama. Na edição 2015/2016, o Dragão venceu por apenas um ponto de diferença (84 a 83). No ano seguinte, os caxienses tiraram uma desvantagem de 15 pontos ao vencer o último quarto por 29 a 12 e venceram os bauruenses, por 76 a 74.

Um bom filho…

…à casa torna. Esse é o caso de Cauê Verzola com o Caxias Basquete. O armador foi o grande destaque da campanha do título caxiense da Liga Ouro 2016, que levou a equipe à elite do basquete nacional. Depois de duas temporadas longe (atuou por São José e Campo Mourão), Cauê está de volta ao time da serra gaúcha para jogar o NBB CAIXA que acabou não disputando depois de vencer a Divisão de Acesso.

Dragão 100%

Atual campeão do NBB CAIXA, o Bauru deu início à defesa do título com duas vitórias em duas partidas, sobre Paulistano e Campo Mourão, ambas como mandante, mas longe do Panela de Pressão. Isso porque a equipe cumpre suspensão de quatro mandos de quadra imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para feitos da LNB por conta de incidentes durante as Finais no último NBB CAIXA. Agora, o Dragão buscará seu terceiro triunfo seguido na atual edição.

Quase 100

O pivô Marcão, do Caxias, está a duas enterradas de completar 100 na história do NBB CAIXA e se tornar o 20º atleta da competição a atingir o número. O ranking de cravadas tem somente três atletas com mais de 200 enterradas – Morro (ex-Pinheiros), com 209, Teichamnn (Minas), com 254, e o líder histórico Cipolini (Franca), com 314.

Marcão está prestes a se tornar o 20º atleta na história do NBB CAIXA a completar 100 enterradas (Newton Nogueira/Franca Basquete)