#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2019:Tudo sobreo último dia

03-09-2019 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Jogos pegados, atuações contundentes e quebra de recorde: veja tudo que rolou no último dia da segunda etapa da LDB 2019

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 chegou ao fim. No último dia de jogos da etapa, seis equipes entraram em quadra pela maior competição de base do basquete brasileiro.

Jogos pegados, atuações contundentes e vitórias elásticas rolaram durante os confrontos.

E aí, ficou curioso? Então rola para baixo e dá uma lida na matéria.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Classificação completa da LDB 2019 

#1 – Coritiba Monsters/Sociedade Thalia 70 x 62 São José Basketball

Na primeira partida do dia, o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia confirmou sua classificação para etapa final da LDB 2019. Precisando da vitória, a equipe paranaense enfrentou o já classificado São José e contou com um grande segundo tempo para vencer por 70 a 62.

Esse resultado positivo foi o quinto do time coxa-branca na competição, que garantiu a oitava colocação geral e, consequentemente, uma vaga na etapa final.

Para o treinador Fábio Pellanda, a reação da equipe na segunda etapa da competição e a classificação para a fase final é um motivo de alegria para eles.

“Estamos muito felizes. Encerramos a primeira etapa na 11ª colocação e agora conseguimos ficar entre os oito melhores. Estamos felizes pelo trabalho que foi feito, pela recuperação no campeonato e por ser o início do projeto. Agora é treinar mais e aproveitar a última etapa da competição”, avaliou o treinador.

Fábio Pellanda, treinador do Coritiba, exaltou a campanha da equipe em sua primeira LDB (João Pires/LNB)

Os destaques do Coritiba na partida ficaram por conta do ala/pivô Herbert, cestinha com 16 pontos, do pivô Cristopher Duarte, que anotou duplo-duplo de 13 pontos e 20 rebotes (27 de eficiência), e dos alas Felipe, com 12 pontos e Henrique Kirsten, 11 pontos e sete rebotes.

No São José, quem mais se destacou foi o ala/armador Bogado, maior pontuado do jogo com 24 pontos, mais cinco rebotes e duas assistências. O pivô Andrew, que anotou duplo-duplo de 12 pontos e dez rebotes, e o ala Danilo Pastor, oito pontos e oito rebotes, também tiveram boas atuações.

#2 – EC Pinheiros 56 x 47 Curitiba Basquetebol/CMP

O líder Pinheiros conseguiu terminar a fase de classificação da LDB 2019 sem nenhuma derrota. No último confronto da etapa, o time pinheirense superou o Curitiba Basquetebol/CMP, por 56 a 47, e conquistou sua 12ª vitória na competição.

A equipe comandada pelo treinador Davi Pelosini iniciou a partida em um ritmo muito forte e conseguiu abrir uma boa vantagem na primeira etapa (33 a 12). Na volta dos vestiários, o Círculo Militar esboçou uma reação e foi diminuindo a desvantagem no placar, mas não foi o suficiente para vencer o duelo.

Buffat foi um dos principais nomes do Pinheiros na partida (João Pires/LNB)

Pelo Pinheiros, os destaques ficaram por conta do pivô Maicon, que anotou 12 pontos e pegou seis rebotes, do ala/armador Jonas Buffat, com nove pontos, seis rebotes e duas assistências, e do ala/armador Bernardo, também com nove pontos.

Já no Curitiba, o ala Lucas (13 pontos e seis rebotes) e o ala/pivô Érike Guapi (dez pontos e cinco rebotes) foram os principais nomes do time paranaense.

#3 – Basquete Cearense 71 x 81 Corinthians

Em sua primeira participação na LDB, o Corinthians se classificou para a fase final na quinta colocação. No duelo com o Basquete Cearense, nesta terça-feira, o Timão contou com o dia inspirado do ala/armador Daniel Von Haydin para vencer a partida por 81 a 71 – oitavo triunfo da equipe paulista.

Na primeira etapa, em Curitiba, Von Haydin teve um dia mágico na vitória sobre o Minas, em que anotou 41 pontos. No jogo com o Carcará, o jogador de 20 anos repetiu a mesma marca, com direito a 11 bolas de 3 pontos convertidas, novo recorde individual em uma partida de LDB – ultrapassando Felipinho (10) e Lucas Dias (9).

Daniel Von Haydin quebrou o recorde de bolas de 3 pontos convertidas em uma partida da LDB (Hedeson Alves/LNB)

Além disso, ainda contribuiu com oito rebotes, três assistências e três roubos de bola, totalizando 36 de eficiência.

“Depende muito do dia. Mesmo quando a bola não estava caindo, minha confiança não diminui, sabia que uma hora iria cair. Felizmente, hoje deu tudo certo, tive um dia muito iluminado. Conseguimos uma boa vitória e pude bater um recorde da LDB”, afirmou o ala/armador do Corinthians, que ainda completou sobre o desempenho da equipe na primeira fase:

“Atingimos nossas metas. Perdemos apenas para as equipes que estão acima de nós na classificação e são um pouco mais fortes. Mesmo nessas derrotas buscamos vencer, mas não conseguimos. De qualquer forma atingimos nosso objetivo e vamos com tudo para a fase final para conseguir vencê-los”, finalizou o camisa 30 do Timão.

#5 – Paulistano/Corpore 68 x 62 Flamengo

No clássico do dia, o Paulistano/Corpore bateu o Flamengo, no Ginásio Antônio Prado Jr, por 68 a 62, conquistou sua 10ª vitória em 12 jogos na competição e se classificou para a fase final como a segunda melhor equipe da competição, atrás apenas do Pinheiros, líder invicto.

Paulistano conquistou grande vitória sobre o Flamengo (Hedeson Alves/LNB)

Bastante disputado, o jogo começou pegado, mas quem saiu na frente foram os donos da casa, que foram mais consistentes na tábua ofensiva (17 a 13). Já no segundo quarto, o cenário mudou e o Flamengo conseguiu colocar mais fluidez em seu ataque, graças a grande atuação do ala Matheus Weber, que computou 12 pontos em 13 tentados no período e contribuiu para o time rubro-negro ir para o intervalo com a vantagem no placar (38 a 37).

Na volta dos vestiários, o Flamengo continuou na mesma pegada e ampliou a vantagem (51 a 46).

A partida passou por outra reviravolta nos dez minutos finais. O Paulistano, que até então buscava reverter o resultado, conseguiu impor um forte ritmo ofensivo e em três minutos de jogo viraram o confronto (52 a 51). Nos minutos seguintes, o CAP tomou conta da partida, ampliou a vantagem e o administrou até o final do duelo.

“Fizemos uma boa primeira fase. Perdemos apenas dois jogos para São José e Pinheiros, que foram melhores nas partidas. Encerramos em segundo lugar e agora é pensar nos próximos jogos, que serão totalmente diferentes. É um novo campeonato, não poderemos bobear e perder jogos que nos trarão problemas. Foco total no Flamengo, São José e Círculo, pensar jogo a jogo para chegar até a final”, afirmou o comandante Beto Jayme

Beto Jayme prega foco nos próximos desafios daqui para frente (João Neto/LNB)

O principal destaque do CAP foi o armador Beto, com 26 pontos. Já do lado rubro-negro, o grande nome foi o armador Matheusinho, com 22 pontos, quatro rebotes e quatro assistências.

#6 – Minas Tênis Clube 83 x 62 União Corinthians

Já no último jogo da primeira etapa, o Minas venceu o União Corinthians, no Ginásio Antônio Prado Jr, por 83 a 62, conquistou sua quarta vitória na competição e encerrou sua participação na LDB 2019.

O caminho até a vitória foi calcado após um grande primeiro tempo, em que o Minas foi para o intervalo com 16 pontos de frente.

Nos períodos seguintes, o time mineiro somente administrou o resultado e conseguiu encerrar com vitória sua participação na LDB 2019.

O principal destaque da equipe mineira foi o ala Gui Carvalho, que flertou com um duplo-duplo de 21 pontos, nove rebotes e 27 de eficiência. Além dele, o ala Gabriel, com 20 pontos, seis rebotes, três assistências e 22 de eficiência.

Gui Carvalho foi o principal nome do Minas na partida (Luiz Pires/LNB)

Já no União Corinthians, a dupla formada por Victor (17 pontos, dois rebotes e duas assistências) e João Marcos (17 pontos, oito rebotes e 21 de eficiência) foram os principais destaques da equipe paranaense.