#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Estilo Corinthians

18-06-2018 | 11:06
Por Marcel Pedroza

Liderado por Gustavinho, Corinthians se supera nos minutos finais e vence Jogo 2 das Finais da Liga Ouro “na raça e no coração”

10 pontos nos dois últimos minutos: Gustavinho foi decisivo para a virada corintiana no final da partida (Willian Oliveira/Divulgação)

Não há como negar. A vitória do Corinthians no Jogo 2 nas Finais da Liga Ouro foi “na raça e no coração”. Restando pouco mais de dois minutos para o fim, o time alvinegro perdia por seis pontos (60 a 54), mas com uma reação espetacular virou e venceu o São José Basketball, nesta segunda-feira, de maneira dramática, por 67 a 66.

Tudo começou com uma jogada de cinco pontos em um lance só. Gustavinho converteu arremesso de 3 e, na disputa pelo rebote, Pastor sofreu falta. Com os dois lances livres convertidos pelo camisa 9, a equipe baixou a desvantagem de seis para apenas um ponto (60 a 59), com dois minutos cravados para o fim.

“Essa é a cara do Corinthians, não desistir nunca. Estávamos seis pontos atrás restando dois minutos. Muitos teriam desistido, mas nós não. Somos Corinthians. Foi uma partida muito acirrada e conseguimos nos sobressair nos momentos finais. Nossa equipe merecia uma vitória, por tudo que todos estão trabalhando, tanto dentro quanto fora de quadra”, disse Gustavinho, que chegou a ir para os vestiários durante o jogo por conta de dores musculares.

Na reta final da partida, São José chegou a pontuar dois ataques seguidos, mas Gustavinho assumiu a responsabilidade, marcou mais sete pontos e foi fundamental para o Corinthians virar o jogo, com 24 segundos para o fim (66 a 64). Para dar ainda mais drama ao triunfo alvinegro, os visitantes empataram o jogo com cesta de Rafa Moreira e a posse voltou para os donos da casa, com três segundos para o fim (66 a 66).

+ Estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 2 entre Corinthians e São José

Após pedido de tempo de Bruno Savignani, a última posse de bola foi nas mãos do norte-americano Reggie, que infiltrou e sofreu falta. Com menos de um segundo no relógio, bastava o camisa 24 converter um de seus lances livres para dar a vitória ao Corinthians. E foi isso que aconteceu, mas com aquela dose extra de drama, já que o norte-americano errou o primeiro e converteu o segundo.

“Independentemente de ter protagonismo ou não, o importante é saber sua função no time. Hoje eu exerço uma função de protagonista, mas ao longo da minha carreira já exerci outras, já saí do banco, então sei o tamanho da importância que cada um tem, principalmente os que vêm do banco. Mais do que o protagonismo, é importante saber desempenhar sua função, e acredito que todos do nosso time estão fazendo isso”, afirmou o herói.

A superação alvinegra não foi apenas nos minutos finais e a equipe precisou mostrar muita cabeça no lugar para vencer. Com muitos erros – foram 13 no primeiro tempo -, a equipe não teve boa produção ofensiva e viu São José abrir 12 pontos no meio do segundo quarto. Sem se entregar, a equipe chegou a virar o jogo no fim do terceiro período, mas precisou de uma nova reação na parcial final para vencer a partida de maneira dramática.

“O time teve muito brio e a vitória não veio por acaso. Desde que cheguei aqui ouço falar desse ‘estilo Corinthians’ e hoje foi assim. Para falar a verdade eu gostaria que fosse mais tranquilo (risos), mas nosso time mostrou durante a temporada toda que não desiste nunca e que sempre cresce no fim”, exaltou o comandante Bruno Savignani.

“A gente começou o jogo muito nervoso, com muitos desperdícios de bola e demos um volume maior para o time deles. Conversei muito com o time no vestiário e passei tranquilidade para eles. Sabíamos que pouco a pouco a gente voltaria para o jogo”,completou Savignani.

Depois da virada espetacular ao lado de sua torcida, o Corinthians terá agora o desafio de jogar duas vezes seguidas no Ginásio Lineu de Moura, casa do São José. Com a série empatada em 1 a 1, a equipe precisará pelo menos de um resultado positivo para seguir vivo ou até conquistar o título caso vença as duas.

“Não tem que ter empolgação com essa vitória de hoje e com certeza tem bastante coisa para melhorarmos.A gente vai focado e preparado para os dois jogos lá em São José. Durante a fase de classificação, nossa equipe fez grandes partidas fora de casa”, concluiu o técnico alvinegro.