#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – CAP x Bauru

19-01-2018 | 04:41
Por Liga Nacional de Basquete

Reedição das Finais, confronto da estreia e duelo entre treinadores; confira os 10 fatos da partida entre Paulistano e Bauru deste sábado

Rivais nas Finais da temporada passada e na abertura desta, Paulistano/Corpore e Sendi/Bauru Basket seguem crescendo a rivalidade entre si. Neste sábado (20/01), às 14 horas (de Brasília), os dois times paulistas se enfrentam no Ginásio Antonio Prado Jr., desta vez com mando do CAP, com transmissão ao vivo da Band. Com isso, reunimos os 10 principais fatos deste grande jogo. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Em virada histórica, Bauru reverteu desvantagem de 2 a 0 nas Finais do NBB CAIXA 16/17 e conquistou título inédito (João Pires/LNB)

Reedição da Finais

Rivais nas Finais da temporada passada, Bauru e Paulistano fizeram uma decisão emocionante. Após o jovem elenco do CAP abrir 2 a 0, com uma vitória dentro de casa e outra no Ginásio Panela de Pressão, o experiente grupo comandado por Demétrius reagiu. Com três grandes atuações, o Dragão encerrou o tabu na decisão do NBB CAIXA e conquistou título inédito, por 3 a 2.

Vantagem bauruense

Ao todo, os dois times já se enfrentaram 27 vezes pelo NBB CAIXA, e a equipe do interior paulista leva pequena vantagem. Dono de uma sequência de cinco vitórias consecutivas entre as edições 10/11 e 11/12 da competição, o Bauru lidera o retrospecto geral com 16 resultados positivos, contra 11 do Paulistano.

É de longa data

Técnicos profissionais desde a temporada 10/11, Demétrius Ferracciú e Gustavo De Conti acumulam longo histórico de confrontos dentro do NBB CAIXA. Ao todo, são 19 duelos entre dois dos mais renomados treinadores da atualidade, com 13 vitórias para o comandante bauruense, contra seis do colega da equipe da capital paulista. Nesta edição, os dois ainda não se enfrentaram, já que na partida que abriu a competição não contou com a presença de Demétrius, suspenso.

Em sua estreia pelo Bauru, Duda Machado converteu arremesso importante nos segundos finais e deu ao seu time a vitória, por 72 a 71, na abertura do NBB CAIXA 17/18 (João Pires/LNB)

No limite

O último confronto entre as equipes pelo NBB CAIXA foi na estreia desta edição. Em um duelo emocionante, o Bauru contou com cesta crucial de Duda Machado nos segundos finais, que fazia sua primeira partida pelo time, e bateu o Paulistano, por 72 a 71, atuando como mandante dentro do próprio ginásio do rival, devido a punição sofrida nas Finais.

Outro cenário

Naquela ocasião, muitos atletas do jovem elenco do Paulistano haviam acabado de conquistar o primeiro título como profissionais, com a vitória sobre o Sesi/Franca Basquete, dois dias antes, na decisão do Campeonato Paulista. Agora, a equipe comandada por Gustavo De Conti vive sua melhor fase no NBB CAIXA. Atual quarto colocado, o CAP tem nove vitórias consecutivas, melhor sequência de qualquer time nesta edição da competição.

Vale G-4

Apesar da ótima fase, o Paulistano vê o Bauru muito próximo na tabela de classificação. Se vencer o CAP neste sábado, o Dragão igualará a campanha do rival e o ultrapassará, tirando a equipe da capital paulista do G-4 e assumindo o posto.

Em grande temporada, Elinho lidera o NBB CAIXA 17/18 em assistências, com média de 7,4 por partida (Davi Tiago/CAP)

Dominando

Vivendo grandes temporada, Elinho, do Paulistano, e Alex Garcia, do Bauru, são dois dos principais passadores do NBB CAIXA 17/18. Enquanto o armador do CAP lidera esta edição, com média de 7,4 assistências por jogo, o ala e capitão bauruense vem na quinta posição, com média de 5,6 assistências por partida, sua melhor marca na competição em toda carreira.

Mesma frequência

Além de ter dois dos principais passadores da temporada, as duas equipes também acumulam estatísticas e características ofensivas bem parecidas. Enquanto o Paulistano lidera o NBB CAIXA em bolas de 3 pontos convertidas por partida, com média de 11,3, o Bauru vem logo atrás, com 9,4 de média no quesito. Com isso, os dois times também estão lado a lado na pontuação, com 81,6 pontos por partida para o Bauru (2º) e 81,5 para o Paulistano (3º).

 

Vivendo grande fase, Hettsheimeir teve média de 20,5 pontos e 6,0 rebotes nas últimas quatro partidas bauruenses (Victor Lira/Bauru Basket)

Em alta

Um dos grandes responsáveis pelo ótimo momento vivido pelo Bauru é Rafael Hettsheimeir. Dono de excelente atuações recentemente, o pivô vem sendo um dos lideres do Dragão dentro de quadra. Nas últimas quatro partidas, todas com vitória, o camisa 30 bauruense tem média de 20,5 pontos e 6,0 rebotes.

Tem história

Atual líder em aproveitamento ofensivo entre jogadores com pelo menos 50 arremessos de quadra, com 62,7% de sucesso no quesito, Du Sommer tem três recordes pessoais no NBB CAIXA registrados contra o Bauru. Na temporada passada, quando atuava pelo Sesi/Franca Basquete, o jovem pivô anotou 17 pontos, com seis arremessos de 2 pontos convertidos, e pegou 12 rebotes, registrando seus melhores números na competição até então.