#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Estrangeirodo Ano

13-06-2019 | 11:37
Por Liga Nacional de Basquete

Decisivo na tríplice coroa do Flamengo, Franco Balbi se torna primeiro argentino a vencer prêmio de Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA

Balbi foi eleito o Armador do Ano e o Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA 2018/2019

Um dos principais destaques do NBB CAIXA, o argentino Franco Balbi conquistou diversos títulos, tanto individuais quanto coletivos, na temporada 2018/2019. Logo em seu primeiro ano no Brasil, o armador do Flamengo foi escolhido como o Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA, nesta quinta-feira (13), na festa de premiação da competição, realizada em São Paulo.

Para conquistar tal prêmio, Balbi conseguiu superar adversários de respeito na votação: o cestinha da competição Kyle Fuller, do Corinthians, e o experiente David Jackson, do Sesi Franca Basquete.

“É muito bom chegar no Brasil e já conseguir dois prêmios pessoais, além de ter brigado pelo prêmio de MVP, que foi merecidamente para o JP Batista, por ter feito uma grande temporada. Fiquei muito feliz com meu primeiro ano no Brasil ganhando não só prêmios individuais, mas, principalmente, pelos três títulos com o Flamengo”, afirmou o armador rubro-negro.

+Destaques individuais da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA são revelados

A temporada de Franco Balbi foi praticamente perfeita. O argentino foi peça chave na “tríplice coroa” do Flamengo (Carioca, Copa Super 8 e NBB CAIXA) e não demorou para cair nas graças da torcida rubro-negra com seu estilo de jogo clássico e muito vistoso. É difícil encontrar alguma pessoa que não se divertiu com alguma jogada do armador rubro-negro.

No início de sua jornada com o time carioca, Balbi teve algumas oscilações em suas atuações. Mas a partir do mês de dezembro, o argentino embalou de vez e assumiu um papel de protagonista na equipe comandada pelo treinador Gustavo De Conti. Na Copa Super 8, por exemplo, conseguiu médias de 14,6 pontos e 8,6 assistências nas partidas que deram o título ao Flamengo.

No NBB CAIXA, o jogador acumulou médias gerais de 10,8 pontos, 5,7 assistências e 14,6 de eficiência. Nas Finais da competição, contra o Sesi Franca, o argentino também foi decisivo e contribuiu com 12,6 pontos, 5,2 assistências e 12,2 de eficiência nos jogos que renderam o hexacampeonato do Flamengo.

O resultado não podia ser outro do que a coroação da temporada com prêmios individuais. Um dos finalistas ao prêmio de MVP Bud da Fase de Classificação e eleito o Estrangeiro do Ano, o jogador nascido em Junín, província de Buenos Aires (ARG) ainda levou para casa o troféu de Armador do Ano da competição.

“Já esperava conquistar títulos porque o Flamengo sempre está brigando por conquistas, em todos os campeonatos que disputa. Dos cinco campeonatos que disputamos, ter chegado em quatro Finais é muito mais do que podemos pedir”, disse Balbi.

Com a conquista, Franco Balbi se tornou o primeiro argentino a vencer o prêmio de Estrangeiro do Ano. Ele se juntou aos norte-americanos David Jackson (2013/2014 e 2014/2015), Shamell Stallworth (2015/2016), Desmond Holloway (2016/2017) e Tyrone Curnell (2017/2018) como os vencedores desse prêmio.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.

Confira todos os vencedores do prêmio de Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA:

NBB CAIXA 2013/2014: David Jackson (Limeira)
NBB CAIXA 2014/2015: David Jackson (Limeira)
NBB CAIXA 2015/2016: Shamell (Mogi das Cruzes)
NBB CAIXA 2016/2017: Desmond Holloway (Pinheiros)
NBB CAIXA 2017/2018: Tyrone Curnell (Mogi das Cruzes)
NBB CAIXA 2018/2019: Franco Balbi (Flamengo)