#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clima de decisão

08-04-2016 | 11:50
Por Liga Nacional de Basquete

A um passo das quartas de final, Mogi recebe Vitória, neste sábado, no Ginásio Hugo Ramos, com transmissão ao vivo da RedeTV!

Shamell, do Mogi, e Kojo, do Vitória

Após dois triunfos do Mogi, o Jogo 3 da série pode decretar o destino das duas equipes no NBB CAIXA 2015/2016 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

A primeira grande decisão da série oitavas de final entre Mogi das Cruzes/Helbor e Universo/Vitória ocorrerá neste sábado (09/04), às 14h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. O Ginásio Hugo Ramos será o palco do duelo, em que os donos da casa buscam vencer e confirmar a classificação para a terceira quartas de final consecutiva da equipe, enquanto o time baiano tenta se manter vivo, em sua na primeira participação nos playoffs do NBB CAIXA.

Para os rubro-negros é tudo ou nada. Com duas derrotas e nenhum triunfo na série, o Vitória terá que se superar para alcançar o primeiro, dos três resultados positivos necessários para a equipe avançar a fase quartas de final. Em sua primeira temporada no NBB CAIXA, o elenco comandado por Régis Marrelli venceu três jogos como visitantes nesta edição.

+Clique e confira a tabela de todos os jogos da fase oitavas de final do NBB CAIXA

Nas três vitórias conquistadas na condição o time baiano teve que contar com seu trio estrangeiro. Calvo, Kojo e Jason Smith, cestinhas da equipe, respectivamente, serão fundamentais para o sonho rubro-negro de avançar à próxima fase. Confira as médias expressivas dos três nos triunfos alcançados como visitantes:

Thad Kojo: 14,3 pontos – 4,3 rebotes – 3,7 assistências
Jason Smith: 14,6 pontos – 5,0 assistências
Álvaro Calvo: 25,7 pontos – 7,7 rebotes

O desafio do Vitória será muito ingrato. Dentro do Ginásio Hugo Ramos, o Mogi teve campanha fantástica na fase de classificação, ao vencer 12 das 14 partidas que disputou.  O retrospecto dos mogianos como mandantes na primeira etapa da competição foi inferior apenas ao do Paschoalotto/Bauru, que teve 13 resultados positivos e apenas um negativo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Larry, do Mogi, e Kojo, do Vitória

Em jogo disputadíssimo, com direito a prorrogação, o Mogi saiu na frente do Vitória na série oitavas de final do NBB CAIXA 2015/2016 (Francisco Galvão/EC Vitória)

A primeira partida da série, que aconteceu em Salvador (BA), foi emocionante e decida apenas na prorrogação. Após ficar 14 pontos atrás (26 a 12), ao fim do primeiro quarto, o Mogi foi encostando gradualmente no placar, até tomar a frente do marcador na reta final da terceira etapa (53 a 51). A partir daí, os dois times passaram a alternar a liderança e acabaram indo à prorrogação (64 a 64). No tempo extra, prevaleceu a boa pontaria dos visitantes, que ganharam o tempo adicional por 10 a 8 e, consequentemente, a partida, por 74 a 72.

Os destaques do Mogi no confronto foram Shamell e Lucas Mariano. Mais uma vez o ala norte-americano saiu como cestinha da equipe, com 17 pontos anotados, além de também ser o reboteiro do Mogi no jogo, com sete sobras registradas. O ala/pivô também atingiu os dois dígitos de pontuação, ao terminar o confronto com 14 pontos.

Do lado rubro-negro o principal destaque foi o ala/pivô Calvo, que saiu de quadra como cestinha e reboteiro da partida, ao anotar 22 pontos e pegar dez rebotes (terceiro duplo-duplo do espanhol na temporada). O armador Kojo também se destacou ao liderar a partida nas assistências, com seis, e contribuir com mais dez tentos e nove sobras.

+Clique e confira a matéria completa do Jogo 1 da série

O segundo confronto também foi equilibrado durante os três primeiros períodos. No quarto decisivo, o Mogi, que entrou perdendo por 60 a 59, dominou completamente a equipe visitante e saiu vencedor. Impondo muita velocidade nos contra-ataques, a equipe venceu a parcial por 22 a 7, levou a diferença no placar para a casa dos dois dígitos e garantiu o triunfo com tranquilidade nos minutos finais.

O destaque dos mogianos foi o equilíbrio ofensivo da equipe, principalmente no quarto período. Com oito, sete e seis pontos, respectivamente, Filipin, Larry e Shamell tiveram desempenhos impecáveis nos dez minutos finais e marcaram 21 dos 22 pontos anotados pelo time da casa.

Do lado rubro-negro, mais uma vez a dupla “gringa”, Calvo e Kojo, se destacou. Com direito a quatro bolas de três pontos convertidas, o espanhol marcou 20 pontos e foi o cestinha do jogo. Já o armador norte-americano mostrou mais uma vez sua versatilidade, ao sair de quadra com nove pontos, cinco rebotes e distribuiu 11 assistências.

Calvo, do Vitória, e Tyrone, do Mogi

Apesar de mais uma grande atuação de Calvo, o Vitória foi derrotado pelo Mogi, por 81 a 67, no Jogo 2 da série (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Confira a programação completa da série oitavas de final entre Mogi e Vitória:

Mogi das Cruzes/Helbor (5º) 2 x 0 Universo/Vitória (12º)

Jogo 1 – Vitória 72 x 74 Mogi
Jogo 2 – Mogi 81 x 67 Vitória
Jogo 3 – 09/04 (sábado), às 14h10, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo na RedeTV!
Jogo 4* – 12/04 (terça), às 21 horas, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 15/04 (sexta), às 21h30, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no SporTV

*Se necessário