Futebol Social

Ganhar é virar o jogo!

O Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o país, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes.

 

Fazem parte da rede Futebol Social projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, comunidades ribeirinhas e quilombolas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos.

 

Participam jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento.

 

Atividades, eventos e torneios locais são realizados em diversas cidades do país, em conjunto com outras ações comunitárias e de cidadania.

 

Através de nossas ações buscamos proporcionar experiências de vida únicas a jovens que têm no esporte a chance de conhecer outras realidades e viver momentos de lazer e entretenimento, que acreditamos serem poderosas ferramentas na luta contra a pobreza e a violência do dia a dia.

“Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” reza o nosso lema!

Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais.

20

Mil Participantes

+20

Eventos Internacionais

+200

Entidades Parceiras

12

Estados

HWC_DAY4_500-95
map3
A origem

Do Brás para o mundo!

A origem da Homeless World Cup está ligada à INSP, International Network of Street-papers, formada por mais de 100 publicações em 35 países e 24 idiomas. Suas publicações são lidas por mais de 5 milhões de pessoas por edição no mundo inteiro.

 

Foi em uma de suas conferências anuais, em 2001, que surgiu a ideia de utilizar o futebol para reunir os vendedores de revista e criar um instrumento adicional ao processo de transformação proposto pelas publicações de rua.

 

 

Realizada inicialmente em 2003, em Graz, na Áustria, como um projeto piloto para reunir os vendedores de revista através da linguagem universal do futebol, teve a revista Ocas” como representante do Brasil em suas primeiras edições.

 

Assim nasceu o Futebol Social, dentro da revista Ocas”. Foi nas imediações de sua sede, no Brás, em São Paulo, que realizamos nossas primeiras atividades, nas quadras e ruas da região.

 

Hoje a Homeless World Cup tem presença global com mais de 70 parceiros nacionais. Anualmente é realizado um evento global, de 1ª classe, com a participação de seleções nacionais de todos os continentes, com impacto direto de mais 100.000 pessoas a cada ano.

Saiba mais
Faça Parte

Participe. Apoie!

Saiba mais

Queremos disseminar os conceitos do Futebol Social e, como rede, fortalecer o trabalho de todos os participantes e ampliar a voz em favor da cidadania, da moradia digna, do trabalho, da renda e do direito ao esporte e lazer.

 

“Proporcionar experiências de vida transformadoras aos participantes, tendo como instrumento principal o futebol, porém aliado à arte e à cultura, através de parcerias com projetos comunitários para formação de uma rede, criando motivação, incentivando a educação e a formação e contribuindo para uma nova visão do mundo e uma vida feliz!”

artes_sliders_13
Presença global

O Futebol Social pelo mundo

+ Homeless World Cup 2016
+ Homeless World Cup 2017
+ Homeless World Cup 2018
+ Homeless World Cup 2019
+ Homeless World Cup 2023

O jogo é coletivo. Entre em Campo! Compartilhe!

Quer apoiar o Futebol Social?

Entre em Contato

Apoio