#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tabu ampliado!

Brasília BRA 85
x
94 Flamengo FLA
29
1ºQ
X
20
15
2ºQ
X
28
16
3ºQ
X
20
25
4ºQ
X
26

Arena BRB Nilson Nelson

17 de dezembro de 2015

Dominante a partir do segundo quarto, Flamengo bate Brasília, fora de casa, e chega à quinta vitória consecutiva no clássico dos campeões do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
85
-1 POSIÇÕES
4º Colocado (*)
X
94
+1 POSIÇÕES
3º Colocado (*)
85
PTS
94
7
A3C
5
26
A2C
27
12
LLC
25
31
RT
34
16
ASS
20

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O maior clássico do NBB teve o Flamengo como vencedor pela quinta vez consecutiva. Na noite desta quinta-feira (17/12), o clube da Gávea bateu o rival UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, pelo placar de 94 a 85, e manteve sua soberania na história recente do duelo entre os dois únicos campeões do NBB na história.

Tabu ampliado: Esta foi a quinta vitória consecutiva do Flamengo no clássico contra o Brasília. Nas duas últimas temporadas, a equipe do técnico José Neto venceu tanto como mandante quanto como visitante e agora estendeu sua sequência vitoriosa sobre os candangos. No histórico total do confronto são 15 triunfos dos cariocas contra 11 dos representantes da capital federal.

Põe na conta: Com a vitória, a oitava em 11 partidas disputadas, o Flamengo segue firme na terceira posição na tabela de classificação. Por sua vez, o Brasília conheceu sua quarta derrota em oito jogos e caiu para a sexta posição.

Primeiro do Brasília…: O primeiro quarto da partida foi dominado pelo Brasília. Com altos aproveitamentos ofensivos, as equipes até se equivaleram, mas ao logo da parcial inicial, os donos da casa se aproveitaram de um momento ruim do Flamengo e abriram nove pontos de frente (29 a 20).

…segundo do Flamengo: No segundo período, o Flamengo “deu o troco” e colocou fogo no jogo. Logo de cara, a equipe marcou dez pontos seguidos e virou o jogo (30 a 29). Depois disso, os candangos voltaram a ter boa produção, mas do outro lado da quadra Marquinhos e Marcelinho combinaram para 20 pontos na parcial e fizeram com que o time carioca partisse para os vestiários em vantagem (48 a 44).

Jogada de mestre: Durante todo o terceiro quarto, o Flamengo se manteve em vantagem, mas sempre com os rivais na cola. Só que no último lance do período, Marquinhos converteu uma bola de três pontos no estouro do cronômetro e colocou a diferença no placar em oito pontos (68 a 60).

JP decisivo: Até então discreto no jogo, o pivô JP Batista brilhou no último quarto e foi fundamental para a vitória rubro-negra. O jogador marcou os primeiros 12 pontos da equipe na parcial, manteve o Flamengo na frente e teve participação mais do que efetiva para a vitória dos cariocas.

A união fez a força: Além de JP Batista, que fechou a partida com 14 pontos, outros quatro atletas do Flamengo atingiram dígitos duplos na pontuação. O cestinha foi Marquinhos, com 19 pontos, enquanto que Marcelinho Machado e Meyinsse marcaram 17 e 14 pontos, respectivamente, e Olivinha foi autor de 12 pontos.

Fala aí: “O segundo quarto foi fundamental. Conseguimos marcar melhor a partir dali e passamos a executar tudo o que tínhamos planejado. Nosso ataque trabalhou muito bem, sempre rodando bem a bola e conquistamos uma grande vitória” exaltou o flamenguista Marquinhos.

Acabou a perfeição: Antes com 11 acertos em 11 tentativas na linha de lance livre nesta edição do NBB, Marcelinho Machado errou seu primeiro arremesso livre na competição durante a partida. Agora, o maior cestinha da história do NBB soma agora 15 acertos em 16 tentativas nos lances livres na temporada 2015/2016.

Bem que tentou: Com 28 pontos, o ala/pivô Giovannoni comandou o ataque do Brasília e foi o cestinha da partida. Esta foi a maior pontuação do experiente jogador na atual temporada do NBB.

Fala aí (2): “Nós bobeamos muito. Tivemos muitos erros e também permitimos que eles pegassem muitos rebotes ofensivos. E um time de qualidade como o Flamengo não perdoa erros assim. Temos que melhorar e vamos ter mais um jogo antes da pausa do fim de ano para mudar isso”, lamentou Giovannoni.

E agora? O próximo compromisso do Flamengo no NBB será neste domingo (20/12), às 17 horas (de Brasília), em casa, diante do São José Basketball. Já o Brasília voltará a atuar somente na próxima terça-feira, contra o Rio Claro Basquete, no interior paulista.