#JOGAJUNTO

LDB

Que show!

Flamengo FLA 101
x
85 União Corinthians UCO
28
1ºQ
X
17
22
2ºQ
X
22
30
3ºQ
X
20
21
4ºQ
X
26

Gin. Antonio Prado Jr

27 de novembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com atuação antológica de Matheusinho, Flamengo leva a melhor sobre União Corinthians e estreia na fase final da LDB com boa vitória

DOCUMENTOS:
Súmula Relatório +/- Análise de Quntetos
101
-6 POSIÇÕES
7º Colocado (*)
X
85
-4 POSIÇÕES
5º Colocado (*)
101
PTS
85
8
A3C
9
25
A2C
23
27
LLC
12
42
RT
32
18
ASS
25

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo estreou com uma boa vitória na fase final do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Com atuação espetacular de Matheusinho, o rubro-negro venceu o Cigha/União Corinthians, nesta terça-feira, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), por 101 a 85, e começou a briga por uma vaga nas semifinais com o pé direito.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Que show: O armador Matheusinho, do Flamengo, protagonizou uma atuação antológica. Em quadra por mais de 35 minutos, o jogador de 18 anos comandou a partida e foi responsável por números incríveis: 34 pontos, oito rebotes, sete assistências e oito roubos de bola.

Novo recorde: Os ótimos números do armador rubro-negro renderam a ele 43 pontos de eficiência, novo recorde da atual edição da LDB – ultrapassando os 41 de Augusto, do Minas Tênis Clube, na derrota para o EC Pinheiros.

Fala aí, Matheusinho: “Nossa equipe vem treinando firme, nosso ritmo de jogo é sempre com velocidade, sem parar, com jogadores rápidos que temos. Procuramos fazer o que fazemos sempre, no Sub-20, 19, 18, estamos implantando bem esse estilo”, afirmou o armador rubro-negro.

Fala mais, monstro: “Estou treinando muito pra isso. O pessoal do profissional, o Franco Balbi, o Deryk, Jhonathan, estão me ajudando muito também, passando bastante confiança quando entro em quadra. Estou aprendendo muito com eles e mostrando meu jogo”, completou.

Também contribuíram: Outros três atletas rubro-negros ultrapassaram os dois dígitos de pontuação: o pivô João Vitor, que anotou duplo-duplo de 23 pontos e 13 rebotes, o ala/armador João Camargo, com 17, e o ala Ruan, 12.

Bem que tentaram: Pelo União Corinthians, os destaques ficaram por conta da dupla Bernardo e Aquiles. O primeiro foi o maior pontuador da equipe com 22 pontos, enquanto o segundo registrou um duplo-duplo – 17 pontos e dez rebotes. O ala Camilo também foi bem e terminou a partida com 12 pontos, cinco rebotes e cinco roubadas de bola.

Fala aí, comandante: “O Flamengo é uma equipe de muita qualidade, com grandes jogadores. Nesse tipo de jogo, nosso erro tem peso dobrado. No início do jogo tivemos muitos desperdícios de bola, e a equipe deles, muito bem treinada, não perdoa esses erros, o que pesa muito no jogo. Temos que levantar a cabeça, amanhã já temos um grande confronto e sabemos que não terá jogo fácil”, afirmou o treinador Athos Calderaro.

Início forte: O Flamengo começou a partida muito forte. Liderados pelo armador Matheusinho, autor de 11 pontos e cinco roubadas de bola na parcial, o rubro-negro não demorou para abrir uma boa vantagem – 22 a 11, em sete minutos de partida –  e venceu o primeiro quarto por 28 a 17.

Um pouco de equilíbrio: No segundo período,  o União Corinthians conseguiu diminuir um pouco o ímpeto ofensivo dos adversários e  equilibrou as ações da partida. A parcial terminou empatada (22 x 22) e as equipes foram para o vestiário com o Flamengo na frente por 50 a 39.

Não teve jeito: Na volta do intervalo, o time da Gávea, comandado pelo treinador Paulo Chupeta, conseguiu uma corrida de 11 a 0 e aumentou a diferença que já era boa (61 a 39). O armador Matheusinho estava em dia inspirado e comandou o rubro-negro na arrancada final para o primeiro triunfo na fase final da LDB.

Fala aí, comandante: “A consistência e a consciência do time foram fundamentais, pois estamos a quase dois meses sem jogar, desde a segunda fase em Curitiba. Eles sentem um pouco o ritmo de jogo, mas com a qualidade que possuem conseguiram abrir 18, depois caía para sete, oito, e aumentava novamente. Isso mostrou a força do conjunto. Mesmo sofrendo 85 pontos, que não pode acontecer. Agora é foco no São José, que é um grande time também”, avaliou Paulo Chupeta, comandante do rubro-negro carioca.

Próxima parada: As duas equipes voltarão a atuar nesta quarta-feira (28/11), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP). O Flamengo entrará em quadra às 11h15, contra o São José Basketball; já o União Corinthians jogará na sequência, às 13h30, contra o EC Pinheiros.