#JOGAJUNTO

LDB

Para ganharmoral

Palmeiras LDB PAL 59
x
84 Pinheiros PIN
19
1ºQ
X
20
9
2ºQ
X
26
11
3ºQ
X
24
20
4ºQ
X
14

Gávea (RJ)

14 de setembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros domina Palmeiras a partir do 2º quarto, vence por 25 pontos de vantagem e fecha participação na 1ª etapa da LDB com triunfo de respeito

DOCUMENTOS:
Súmula
59
-1 POSIÇÕES
2º Colocado (*)
X
84
-9 POSIÇÕES
10º Colocado (*)
59
PTS
84
6
A3C
7
14
A2C
26
13
LLC
11
40
RT
33
11
ASS
26

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O EC Pinheiros fechou sua participação na primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2018 com um resultado para lá de expressivo. Pela última rodada da sede Rio de Janeiro, o time do técnico David Pelosini dominou o Palmeiras a partir do segundo quarto e venceu o confronto direto por largos 84 a 59.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Põe na conta: Com o largo resultado positivo, o Pinheiros encerrou sua caminhada na primeira etapa da LDB com campanha de três vitórias em cinco partidas (60% de aproveitamento) e na terceira colocação geral. Já o Palmeiras, que tinha a mesma campanha do rival, terminou em quarto, com dois triunfos em cinco partidas (40% de aproveitamento).

+Classificação completa da LDB 2018

Defesa e correria: O expressivo triunfo pinheireirense foi construído através de uma defesa praticamente perfeita nas dobras e ajudas, além de muita velocidade na saída para os contra-ataques. Desta forma, o time do técnico David Pelosini roubou um total de 16 bolas e forçou nada menos que 24 desperdícios de bola do Palmeiras.

Todos juntos: No setor ofensivo, o Pinheiros totalizou 26 assistências e dividiu bastante sua pontuação. Dos 11 atletas colocados em ação pelo treinador, dez pontuaram, sendo que seis deles registraram nove ou mais pontos: o pivô Nicolas (19), o ala Jonatan (14), o ala/pivô Jonas Buffat (10), e os alas Danilo Sena (9) e Filipe (9).

Fala aí, comandante: “Sei que tenho uma equipe muito jovem e que tudo isso (LDB) é novo para boa parte deles. Não tenho um time que sobra em vários aspectos, então sabia que teria dificuldades, principalmente em questão do enfrentamento do jogo. Consegui sempre tratar de uma forma humana e tolerante onde eles estavam errando e acredito que tenha dado resultado, por isso conquistamos essa grande vitória”, disse o técnico do Pinheiros, Davi Pelosini.

Toque diferenciado: A equipe pinheirense ainda teve outro destaque em especial no confronto: o armador Matheus Eugeniusz, de 18 anos. O atleta, que começou a partida como titular, fez seu melhor jogo na LDB até aqui e anotou oito pontos e nove assistências. Além disso, ele ainda roubou quatro bolas e deixou a quadra como atleta mais eficiente da partida, com 21 de valorização.

Fala aí, Eugeniusz: “Cheguei no Pinheiros como lateral 2/3 e o David (Pelosini, técnico) viu que eu tinha uma boa visão e bom comando de quadra. Como estávamos só com um armador para essa etapa, o Adler, ele me promoveu a armador. Eu abracei a ideia, pois se um cara como o David, que é um grande técnico, falou isso para mim, quer dizer que tenho potencial para isso. Estou me adaptando a isso e espero crescer cada vez mais na posição”, disse Matheus Eugeniusz.

Eles tentaram: Pelo lado do Palmeiras, que não conseguiu segurar o ritmo pinheirense, teve como destaque o ala Paulo Scheuer, autor de 14 pontos. Com nove pontos cada, o armador Felipe Almendra e o pivô Rafael Rachel também estão entre os maiores anotadores do time alviverde.

Período decisivo: O primeiro quarto foi extremamente parelho, e o Pinheiros venceu a parcial com uma bola no último segundo (20 a 19). Na sequência, o time pinheirense dominou por completo o segundo quarto e mudou o panorama do jogo. Com uma fulminante nas dobras e ajudas, a equipe do técnico David Pelosini forçou 18 desperdícios de bola do Palmeiras, abusou dos contra-ataques e foi para o vestiário com incríveis 18 pontos de frente (46 a 58).

Tudo dominado: O cenário da partida não mudou na volta do intervalo, e os pinheirenses seguiram sem tomar conhecimento do Palmeiras, que tentou diversas variações defensivas, mas pouco conseguiu fazer. O Pinheiros emplacou uma corrida de 14 a 0 na parcial e aumentou a diferença para incríveis 32 pontos (60 a 28). A equipe azul e branca venceu o quarto por 24 a 11 e caminhou para os dez minutos finais com 31 pontos de frente: 70 a 39.

Abriu 40: De maneira inacreditável, o Pinheiros seguiu estendendo sua vantagem e, ao abrir o último quarto com corrida de 10 a 1, abriu incríveis 40 pontos (80 a 40). Sem chances de vitória, o Palmeiras focou seu jogo em reduzir o prejuízo. E conseguiu. Com defesa por zona, o time do técnico Felipe Santana correu atrás e cortou a desvantagem para 25 pontos ao final da partida (84 a 59), mas n ada que tirasse o brilho da grande atuação pinheirense.

Fala aí, comandante: “Para esse jogo reduzimos alguns movimentos de ataque que temos e, como o Filé (Felipe Santana, técnico do Palmeiras) é um excelente treinador e gosta de scoutear e estudar números, mudamos um pouco a forma de atacar, e isso pode ter desestabilizado o lado de lá. Não sei se por sorte ou competência, mas deu certo para o lado de cá, a ponta de termos esse placar elástico e muito atípico”, concluiu o treinador do Pinheiros.

Próxima parada: Pinheiros e Palmeiras voltarão à quadra pela LDB 2018 na segunda etapa, que acontecerá entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro, no Ginásio Antonio Prado Jr, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP). Os adversários serão Sesi Franca, São José Basketball, Maringá (PR), Praia Clube (MG) e Círculo Militar do Paraná (PR).