#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Na conta do espanhol

Sesi Franca FRA 76
x
78 Vitória VIT
21
1ºQ
X
26
18
2ºQ
X
13
25
3ºQ
X
15
12
4ºQ
X
24

Ginásio Pedrocão

17 de dezembro de 2015

Com bola crucial nos segundos finais e recorde pessoal igualado, espanhol Alvaro Calvo lidera dramático triunfo do Vitória sobre Franca em pleno Pedrocão

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
76
-1 POSIÇÕES
9º Colocado (*)
X
78
MANTEVE
11º Colocado (*)
76
PTS
78
5
A3C
9
21
A2C
19
19
LLC
13
26
RT
34
13
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Estreante da atual temporada do NBB, o Universo/Vitória fez história e conquistou um resultado muito expressivo. E o feito realizado nesta quinta-feira tem sotaque europeu. Em pleno Ginásio Pedrocão, o time do técnico Régis Marrelli contou noite de gala do espanhol Álvaro Calvo a quatro segundos do fim, venceu uma verdadeira “batalha” contra o Franca Basquete, por 78 a 76, e chegou ao seu quarto resultado positivo no maior campeonato do basquete nacional.

Heroi: Alvaro Calvo foi o herói do triunfo rubro-negro. Além da bola da vitória nos instantes finais do duelo, o ala espanhol registrou expressivos 25 pontos e igualou seu recorde pessoal no NBB. Além disso, o camisa 13 do time baiano apanhou sete rebotes, deu três assistências e contabilizou 22 de eficiência.

Reação decisiva: Restando aproximadamente quatro minutos para o fim do jogo, o Franca vencia por oito pontos (72 a 64), mas a partir daí, o Vitória deu início a uma reação incrível. Melhor na defesa, o rubro-negro baiano emplacou uma corrida de 14 a 4 finalizada com uma bola de Álvaro Calvo a quatro segundos do apagar das luzes e conquistou o expressivo triunfo na Capital do Basquete.

Momento chave: Logo no início do minuto final, o pivô Renan fez uma bola de 2 que colocou o time nordestino em vantagem (75 a 74). Depois, Calvo converteu um lance livre apenas e ampliou a diferença para dois tentos (76 a 74) restando 13 segundos para acabar. No ataque seguinte, o francano Isaac sofreu uma falta e foi para a linha dos lances livres, onde foi perfeito e deixou tudo igual no placar, quando o cronômetro apontava apenas quatro segundos para o fim (76 a 76). Porém, após passe de Jason Smith da lateral da quadra, Calvo fez a bola da vitória do clube do Barradão (78 a 76).

Killer: Autor do passe para a bola da vitória da equipe nordestina, o ala/armador norte-americano Jason Smith também merece, e muito, destaque. Com 21 pontos, sendo 18 deles oriundos de seis bolas de 3 pontos certeiras – igualando recorde de bolas de 3 pontos da atual temporada do NBB, que pertence a Sosa, do Minas, e Day, do Bauru – o camisa 11 do rubro-negro baiano ainda deu quatro assistências e totalizou 18 de eficiência.

Eficiente: O armador norte-americano Kojo, do Vitória, pode não ter pontuado tão expressivamente, mas teve atuação fundamental para os rubro-negros. Com dez pontos, sete assistências e seis rebotes, sendo três deles ofensivos, o camisa 7 do Vitória totalizou 14 de eficiência e foi um dos destaques do time visitante.

Quase perfeito: Pelo lado do Franca, o destaque ficou por conta do ala/armador Isaac, que errou apenas uma bola de 3 pontos no jogo inteiro e converteu 19 pontos dos 22 pontos que tentou (86,4% de aproveitamento). Quem também se sobressaiu na equipe da casas foi o pivô Douglas Kurtz, que após atuação expressiva contra o Solar Cearense, foi bem mais uma vez e agora registrou 17pontos e oito rebotes.

Põe na conta: Com a expressiva vitória no Pedrocão, os comandados do técnico Régis Marrelli chegaram ao seu quarto resultado positivo em 11 oportunidades na atual temporada do NBB (36,4% de aproveitamento), o que os deixa dentro da zona de classificação aos playoffs, na 11ª colocação. Por sua vez, o Franca está na décima posição, com cinco vitórias em 11 jogos (45,5% de aproveitamento), mesma campanha do Solar Cearense, que leva a melhor no desempate por ter vencido o confronto direto com os francanos.

E agora: O próximo adversário do Universo/Vitória no NBB será o também estreante Banrisul/Caxias do Sul Basquete, neste domingo (20/12), no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), às 11 horas (de Brasília). No mesmo dia, às 18 horas, o Franca Basquete estará em Sorocaba (SP) para enfrentar a Liga Sorocabana, no Ginásio Gualberto Moreira.