#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais líder do que nunca!

Rio Claro RCB 73
x
91 Flamengo FLA
23
1ºQ
X
20
11
2ºQ
X
27
15
3ºQ
X
23
24
4ºQ
X
21

Gin. Felipe Karam

20 de janeiro de 2016

Dominante a partir do 2º quarto, Flamengo bate Rio Claro com tranquilidade em pleno "Felipão" lotado, conquista 8ª vitória seguida e segue firme na liderança do NBB 15/16

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
73
-1 POSIÇÕES
11º Colocado (*)
X
91
MANTEVE
1º Colocado (*)
73
PTS
91
6
A3C
7
22
A2C
23
11
LLC
24
33
RT
32
16
ASS
18

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo segue firme e forte na liderança da atual temporada do NBB. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico José Neto levou a melhor sobre o Rio Claro Basquete, fora de casa, no lotado Ginásio Felipe Karan, no interior paulista, pelo largo placar de 91 a 73, e chegou ao seu oitavo resultado positivo de maneira consecutiva na competição.

Põe na conta: Agora com oito vitórias seguidas na conta, o Flamengo chegou ao seu 14º triunfo em 17 partidas (82,3% de aproveitamento) e segue mais líder do que nunca oitava edição do NBB. Por sua vez, o Rio Claro sofreu seu 11º revés em 16 oportunidades no campeonato (35,3% de aproveitamento) e permanece na 11ª posição.

Sempre juntos: Mais uma vez o Flamengo usou sua força coletiva para vencer no NBB e nesta quarta-feira teve cinco atletas anotando dígitos duplos na pontuação: Marquinhos (19), JP Batista (15), Marcelinho Machado (13), Rafael Mineiro (12) e Rafa Luz (10). Além deles, outros que agregaram na construção do placar foram os norte-americano Meyinsse e Robinson, autores de nove e sete pontos, respectivamente.

Fala aí: “Nosso time está muito bem. Sabíamos que precisávamos de um tempo pra conseguir ganhar um conjunto, pois tivemos jogadores novos chegando e toda mudança de ano exige esse tipo de adaptação. Estamos muito bem, mas sabemos que ainda temos muito a melhorar. Ainda tem muita coisa para acontecer, mas estamos no caminho certo”, disse Marcelinho Machado.

“Começamos a partida um pouco fora do normal. Eles (Rio Claro) começaram a 100km por hora e nós meio lentos, sem ajudas e cometendo erros na defesa. Mas aos poucos fomos nos acertando, colocando nosso ritmo e controlando a partida, e isso aconteceu quando melhoramos a defesa, que é nosso diferencial. Temos que pensar jogo a jogo, seguir colocando energia em quadra e dando nosso melhor”, analisou o cestinha Marquinhos.

Momento chave: Depois de fechar o primeiro quarto perdendo por 23 a 20, o atual tricampeão do NBB foi arrasador no segundo período. Com defesa fulminante, a equipe do Rio de Janeiro contou com show de Marcelinho Machado, autor de dez pontos, chegou a vencer a parcial por 20 a 5 e não só virou como ainda abriu 12 pontos (40 a 28), vantagem esta que pulou para 13 ao final do primeiro tempo: 47 a 34.

Sem tirar o pé: Mesmo com boa vantagem no placar, o clube da Gávea seguiu arrasador em quadra nos dois períodos seguintes. Com ampla superioridade, a equipe visitante foi ampliando sua vantagem aos poucos e, após abrir o último quarto com ritmo lá em cima, chegou a ter 29 pontos de frente (83 a 54). Já nos minutos finais, a pegada diminuiu e o Rio Claro reduziu a diferença, mas nada que pudesse tirar o brilho do belo triunfo do Flamengo.

Bem que tentaram: O Rio Claro, por sua vez, teve como principais destaques o pivô Daniel Alemão, autor de 15 pontos, o ala Dedé, com 14 tentos na conta, e o ala/pivô Teichmann, ex-jogador do Flamengo, que foi responsável por um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes. Além disso, Teichmann ainda deu quatro assistências, roubou duas bolas e totalizou 24 de eficiência contra a equipe em que atuou por três temporadas (09/10, 10/11 e 11/12).

Fala aí: “Até começamos bem a partida. Estávamos com uma boa postura, mas no segundo quarto fomos muito mal e eles abriram, e quando se trata de uma equipe como o Flamengo, correr atrás é muito difícil. Eles estão de parabéns, mas mais uma vez deixou que o jogo se encaminhasse para isso. Mas agora vamos nos fortalecer novamente e pensar no próximo jogo. Sabemos do que somos capazes”, falou Gui Deodato, do Rio Claro.

“É uma situação complicada. Acho que nossa equipe não teve um longo tempo de trabalho assim como as outras. Tivemos uma mudança de técnico e ainda estamos assimilando algumas coisas. Sabemos do nosso potencial e a cabeça está só na melhora. Todos sabemos que temos condições de melhorar e vamos lutar muito por isso”, finalizou Gui Deodato, responsável por oito pontos na partida.

E agora: Depois de vencer no interior paulista, o líder do NBB voltará ao Rio de Janeiro, onde receberá a última colocada Liga Sorocabana no sábado (23/01), às 18 horas (de Brasília), no Ginásio Tijuca Tênis Clube. No mesmo dia, o Rio Claro medirá forças com o Macaé Basquete, novamente no Felipe Karan, às 17h30, com transmissão ao vivo da RedeTV!